Amigos do Fingidor

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Vinicius de Moraes na Quarta Literária

Promovida, há 10 anos, pela Livraria e Editora Valer e coordenada pelo professor Tenório Telles, a Quarta Literária é um encontro mensal entre escritores, pesquisadores, professores de literatura, estudantes e leitores, onde são discutidas idéias sobre temas ligado à literatura.

Realizada sempre na primeira quarta-feira de cada mês, tornou-se espaço de geração de novos conhecimentos e de diálogo intelectual. Após as discussões há sorteio de livros e é servido o "Chá Poético".

O encontro do mês de outubro acontecerá dia 1.º, com início às 18h30, no Espaço Cultural Valer, altos da Livraria Valer, situado na avenida Ramos Ferreira, 1195, Centro. O tema abordado será "Vinícius de Moraes – vida e poesia". Quem ministrará a palestra será o professor José Almerindo. Após a conferência, será lançado o livro "Fé e Fogo", do escritor Marco Adolfs.

Sobre a palestra

Vinícius de Moraes, se ainda estivesse vivo, completaria 95 anos no próximo dia 19 de outubro. Conhecido mundialmente por suas famosas composições musicais, Vinicius será apresentado nesta conferência como o grande poeta que foi em vida.

Segundo o professor Almerindo, Vinícius tinha um lado religioso muito forte e também expressava isso em seus poemas. "A família dele era católica e tinha formação cristã. Depois que Vinícius começou a compor outros temas deixou a religião um pouco de lado, sendo que mesmo assim, vez por outra, escrevia algo ligado a religião", explica. Na palestra, um dos destaques será um poema que Vinícius fez para Francisco de Assis. "O interessante é que em seus textos ele fala de santos como se fossem seus amigos", conta.

Vinícius era um homem bastante generoso, diz o professor Almerindo. "As mulheres com as quais ele se relacionou e que foram marcantes em sua vida, sempre recebiam sua ajuda financeira; das separações pelas quais passou, ele saiu de casa levando apenas suas roupas e seus livros". Vinícius também era um boêmio inveterado. "Costumava dizer que o uísque era o seu melhor amigo engarrafado, num trocadilho da frase sobre o melhor amigo do homem". Vinicius morre, na manhã de 9 de julho, de edema pulmonar, em sua casa, na Gávea, em companhia de Toquinho e de sua última mulher.

Abrilhantando a noite, poetas do Clube Literário do Amazonas, juntamente com o poeta Dori Carvalho, farão um recital com poemas de Vinícius; haverá também uma exposição dos artistas plásticos Paulo Olivença e Bruna Marinho.
Lançamento

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

RELAÇÃO DAS OBRAS VENCEDORAS DOS PRÊMIOS LITERÁRIOS CIDADE DE MANAUS 2008


I – PRÊMIO ÁLVARO MAIA- LIVRO DE ROMANCE OU NOVELA
Obra vencedora: ASAS LIVRES
Autora: Nelsi Inês Urnau
Canoas - RS


II - PRÊMIO ARTUR ENGRÁCIO- LIVRO DE CONTOS
Obra vencedora: ALEGRIAS E ALEGORIAS
Autor: Sulivan Antonio Bressan
Porto Alegre - RS


III-PRÊMIO VIOLETA BRANCA MENESCAL - LIVRO DE POESIA
Obra vencedora: PALIMPSESTOS
Autor: Marco Aurélio Pinotti Catalão
Campinas - SP


IV-PRÊMIO PÉRICLES MORAIS, LIVRO DE CRÔNICA
Obra vencedora: PERFUME PARA MADAME ROSA
Autora: Célia Maria Albino Maciel
Porto Alegre - RS


V- PRÊMIO ALDEMAR BONATES- TEXTO TEATRAL PARA ADULTOS
Obra vencedora: MANDACARU SELVAGEM
Autor: Leandro Tabosa do Nascimento
Recife - PE


VI-PRÊMIO ÁLVARO BRAGA- TEXTO DE TEATRO INFANTIL
Obra vencedora: VALENTIM E O BOIZINHO DE SÃO JOÃO
Autor: Jadson Ricardo Alves de Araújo
Recife - PE


VII-PRÊMIO SAMUEL BENCHIMOL- LIVRO DE ENSAIO SÓCIO – ECONÔMICO
Obra vencedora: INDICADORES SOCIAIS NO AMAZONAS: CONTRASTES NA URBANIZAÇÃO DA CAPITAL E DO INTERIOR
Autor: Norma Maria Bentes de Sousa
Manaus - AM

VIII- PRÊMIO MÁRIO YPIRANGA MONTEIRO - FOLCLORE
Obra vencedora: VAQUEIROS E CURRAIS – HISTÓRIAS, FOLCLORE E TRADIÇÕES
Autor: Luiz Francisco da Rocha
Teresina - PI


IX- PRÊMIO ARTHUR REIS- ENSAIO HISTÓRICO
Obra vencedora: LEITOR COLONIAL, ESSE BRASILEIRO
Autor: Jorge de Sousa Araújo
Ilhéus - BA


X – PRÊMIO LUIZ RUAS- ENSAIO SOBRE LITERATURA ( LETRAS )
Obra vencedora: POÉTICA DA DISTENSÃO
Autor: Paulo Cezar Silva de Oliveira
Rio de Janeiro - RJ


XI- PRÊMIO GUALTER LIMONGI BATISTA- ENSAIO ARTES PLÁSTICAS
Só houve uma inscrição. De acordo com o regulamento dos prêmios, em seu artigo 11, só haverá concurso com mais de duas obras inscritas, portanto, não houve disputa nesta categoria.


XII- PRÊMIO COSME ALVES NETO – ENSAIO SOBRE CINEMA
Obra vencedora: CINEMA NACIONAL E WORLD CINEMA – GLOBALIZAÇÃO, EXCLUSÃO E NOVAS TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL BRASILEIRA
Autora: Luiza Francisco Lusvargui
Recife - PE


XIII- PRÊMIO ÁUREO NONATO – LIVRO DE MEMÓRIA
Obra vencedora: NEM TUDO É MEMÓRIA
Autor: Getúlio Geraldo Rodrigues Alho
São Carlos - SP


XIV- PRÊMIO PAULO BARAHÚNA – ENSAIO SOBRE DANÇA
NÃO HOUVE INSCRIÇÃO NESTA CATEGORIA


XV- PRÊMIO CLÓVIS BARBOSA – JORNALISMO LITERÁRIO
Obra vencedora: 1º DE JANEIRO DE 2003 – A FESTA DO POVO POUCO SE VIU
Autor: Yuseff Bezerra Abrahim
Manaus - AM


XVI- PRÊMIO ALFREDO FERNANDES – LITERATURA INFANTIL
Obra vencedora: O BOTO COR DE ROSA E O JACARÉ DO RABO COTÓ
Autor: Pedro Lucas Lindoso
Manaus - AM
Joaquim Maria Machado de Assis (21/06/1839 - 29/09/1908)

Academia Brasileira de Letras. Rio de Janeiro. 2008.

domingo, 28 de setembro de 2008

Sucessão na Academia Amazonense de Letras

A vaga deixada pelo saudoso senador Jefferson Péres já está com data marcada para reunir os contendores: a AAL estará recebendo inscrições até o próximo dia 20 de outubro. A propósito, a viúva do senador, Sra. Marlídice Péres, enviou cartas pessoais aos acadêmicos, conclamando-os a escolher um nome “portador de reais afinidades com o tipo de pessoa que foi Jefferson, no respeitante à multifacetada e genuína cultura, produção intelectual sólida, respeito à ética e ao interesse público, e, principalmente, reconhecido amor por nossa cidade de Manaus.” Dona Marlídice cita como portadores dessas credenciais a historiadora Etelvina Garcia e o romancista Milton Hatoum, nomes que, sou eu que o digo, só engrandeceriam a Academia Amazonense de letras.

Aníbal Beça lança 50 poemas escolhidos

Poemas escolhidos não são, necessariamente, poemas preferidos, pelo menos quando a escolha é feita pelo autor. Nesse volume, da Editora Galo Branco, Anibal Beça procurou reunir documentos ilustrativos de preocupações e processos, através diferentes fases da vida. E é assim, pois, que na seleta, o leitor encontrará poemas dos livros "Convite frugal", "Noite desmedida", "Mínima fratura", "Filhos da várzea", "Hora nua", "Suíte para os habitantes da noite" e "Terna colheita" mais com o interesse de propiciar uma visão bem ampla de sua obra do que contemplar o que mais lhe agrada.

O livro que deveria ter sido lançado em dezembro de 2007, foi sendo adiado em virtude de outras ocupações do poeta frente ao Conselho e ao Fundo Municipal de Cultura, já está agendado para ocorrer no dia 11 de outubro, às 10h00, na Livraria Valer.
Um encontro poético
Thiago de Mello e Luiz Bacellar.
Manhã de ontem, na livraria Valer.

sábado, 27 de setembro de 2008

Vencedores do III Prêmio Literário Cidade de Manaus

Será nesta segunda-feira, 29/09, às 10h, no auditório do Parque do Mindu, a divulgação dos vencedores do Prêmio Literário Cidade de Manaus, versão 2008. Se você está ansioso por ver seu nome junto aos de Marcos Frederico Krüger, Roberto Mendonça e Vera do Val, vencedores em anos anteriores, compareça para torcer in loco. Parabéns do Fingidor à equipe comandada por Anibal Beça, Beto Sá e Jaime Pereira, pelo sucesso retumbante do concurso.

Marco Adolfs lança Fé e fogo

O livro Fé e fogo, de autoria do escritor Marco Adolfs, é um romance histórico, premiado nacionalmente pela Funarte, em 2007/2008, cuja trama se passa na segunda metade do século XIX, momento histórico de implantação da recém-criada Província do Amazonas, quando Igreja e Estado ainda se confundiam na gestão dos interesses públicos, e onde foram agravadas as dificuldades políticas, econômicas e sociais após o incêndio ocorrido na primeira Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, templo-símbolo onde eram realizados os ritos de fé tão necessários naquele delicado momento de mudanças político-administrativas. A demora na reconstrução do novo templo, obra que se estendeu por 19 anos e possibilitou o surgimento de movimentos messiânicos, é o fio condutor do romance. O lançamento ocorrerá dia 01/10, às 18h30min, por ocasião da Quarta Literária, nos altos da Livraria Valer.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Histórias do rio Negro ganha o Jabuti

O livro de Vera do Val, que já recebera o Prêmio Literário Cidade de Manaus em 2006, e no ano seguinte teve edição da Martins Fontes, ganhou agora o prêmio Jabuti, na categoria contos, concorrendo com grandes feras do cenário nacional. O livro, resultado das andanças da autora pelo alto rio Negro, deve ser lido por quem se interessa minimamente pela cultura amazônica e também por quem aprecia literatura de altíssima qualidade.

Órfãos do Eldorado

Por falar em histórias do rio, quem ainda não leu Órf'ãos do Eldorado, de Milton Hatoum, está lambendo sabão. Reproduzindo o relato de um velho louco que conheceu o fausto e a miséria da borracha, apaixonado por uma Uiara, sem jamais resvalar no exótico, Milton nos dá mais uma demonstração de maestria na arte de narrar uma história emocionante. Perto das sinfonias anteriores - Relato de um certo oriente, Dois irmãos e Cinzas do norte - Órfãos do Eldorado soa como uma sonata: só delicadeza.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Quarta Smithiana emociona

Aconteceu ontem, nos altos da editora Valer, mesmo lugar onde é realizada a tradicional Quarta Literária, um evento histórico: em homenagem a um sorridente e atencioso Luiz Bacellar, pela passagem de seus 80 anos, os jovens do CLAM (Clube Literário do Amazonas) deram um banho de poesia e organização, recitando poemas de autoria de membros do próprio grupo. O salão foi todo decorado com quadros dos jovens artistas Bruna Marinho e Paulo Olivença - este, bicampeão do Salão de Artes Plásticas de Itacoatiara. Com o espaço tomado por uma maioria de jovens, o evento contou ainda com a participação especial de Zemaria Pinto e Cláudio Fonseca, além da dupla Mauri Marques e Raquel Brasil, que encerraram o evento cantando rondéis de Bacellar: o do Cupuaçu e o do Tucumã.

Novo livro de Jorge Tufic

O poeta Jorge Tufic, atualmente residindo em Fortaleza, lançou recentemente naquela cidade o livro Guardanapos pintados com vinho, pela editora Realce, volume número 15 da Coleção de Textos Madrugada, dirigida pelo próprio Tufic. Dividido em duas partes, o livro traz 105 poemas curtos de Tufic, mais 2 poemas longos, escritos em sua homenagem por Carlos Augusto Viana e Geraldo Reis.