Amigos do Fingidor

sexta-feira, 4 de abril de 2025

A lança de Anhangá: mais que um livro novo, uma nova literatura

 Zemaria Pinto

 

Relutei muito antes de escrever esta nota. Resisto ainda. Mas preciso seguir em frente. Começo pelo fim: a conclusão expressa no título.         

O livro de contos de Ricardo Kaate Lima, vencedor do Prêmio Literário Cidade de Manaus, de 2022, traz à literatura feita no Amazonas uma ramificação do gênero fantástico como ainda não víramos nas melhores páginas de Erasmo Linhares ou Adrino Aragão.

Na verdade, se “o fantástico é a suspenção da realidade e o maravilhoso é a realidade estendida”, como eu disse sobre os anões de Márcia Antonelli, estamos diante, em A lança de Anhangá, de um caso extremo de realismo maravilhoso, onde o não-real faz parte da realidade: uma paradoxal realidade não-real, que assume, muitas vezes, uma ambientação distópica de pura fantasia – fantasy art. Literatura em estado pleno.

Ricardo Lima assume o regionalismo que a literatura anêmica do “Sul maravilha” – lembrando a querida Graúna, criada pelo irmão do Betinho – insiste em fazer de conta que não existe. Os sete contos do livro trazem narrativas que contrapõem a gente comum e entidades que extrapolam a mitologia amazônica, como Anhangá, o demônio do título. Aliás, autores de peso, como Câmara Cascudo e Nunes Pereira, registraram que a grafia correta é Anhanga, mas a literatura – a melhor literatura, como Gonçalves Dias e Machado de Assis – registra Anhangá. Nenhuma dúvida. Mas o Anhangá de Kaate é menos um demônio que um justiceiro, na melhor tradição das Graphic novels.

Ambientados numa Amazônia futurista não muito distante, os contos de Kaate Lima colocam o leitor, de supetão, entre as “guerras lunares de Phobos e Europa”, ou “em algum lugar entre as Trevas Exteriores e as Terras Devastadas”. E pra não dizer que não falei das flores, registro sem spoilers a narrativa mais completa do livro, “O prelúdio da escuridão”, uma novela noir, para ser lida em preto e branco, com todas as nuances de cinza. Sim, novela, não apenas pela extensão, cerca de cem páginas, mas pela complexidade da trama e da narrativa.

No centro dos acontecimentos, passados numa cidade semidestruída chamada Manaus, assistimos ao confronto entre o agente federal Heitor Navarro e Anhangá, o senhor das trevas, sugador de almas. O pano de fundo é um país dominado pelo totalitarismo nazifascista, lembrando a ficção de George Orwell e a história real das guerras do século 20: o Big Brother, aqui chamado de Grande Líder e sua milícia de “pacificadores”, mais a palavra de ordem de Franco antes de acionar o garrote vil, traduzida literalmente, “Viva la muerte!”.

Os contatos com a história recente do Brasil são muitos, como o slogan oficial, sobre a foto do Grande Líder: “O enviado de Deus protege o Brasil do caos”. Substitua caos por “comunismo” e terá a impressão de um déjà-vu. Mas a ação do vigilante justiceiro não passava em branco nas camadas inferiores, economicamente, da população, que buscava a proteção não do Grande Líder, mas de uma entidade espiritual em quem pudesse confiar:

– Arrependam-se! O fim está perto! O Anhangá é o Cavaleiro do Apocalipse trazido pelo senhor Jesus!

Os velhos professores “aposentados” pelo Grande Líder sabiam que Anhangá é um servo de Yurupari, o Legislador divinizado, que se encontra como base em todas as religiões e mitos ancestrais. Tempos medonhos pedem tempos de mudança. Heitor Navarro percebeu isso.

A literatura de Ricardo Kaate Lima é mais que mero entretenimento: é uma prospecção profunda e simbólica do que nos espera no breve tempo que ainda temos pela frente.  

 

A Lança de Anhangá (São Paulo: Cachalote, 2024), de Ricardo Kaate Lima, foi lançado no segundo semestre do ano passado, e vem obtendo excelente recepção crítica. No Brasil.