Amigos do Fingidor

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

A poesia é necessária?



Clique sobre figura, para reproduzir do YouTube
a música de Mauri Mrq para o poema abaixo,
de Zemaria Pinto.

exercício nº 21

Zemaria Pinto

 

soneto  meu, faustino de armação

tramado e arquitetado em vário

desarma-se

em vis desvios vãos

limítrofes

à tinta e ao papel

 

(meu      canto      fraturado

              é um crânio

              morto

 oco       osso

 síntese de nada

              ou

 cousa alguma:

                         crianças & urubus

 canteiros            de         noturnos

                     girassóis)

 

soneto meu de têmpera diversa

forjado em noites

                             sob lamparinas

                             silvos de partidas

                             salvas perdidas

 

a ti revelo-te

                       tua natureza

a ti entrego-te

                       meu braço destro

                       meu sexo

                       meus olhos

                       e meus delírios

 

(do livro Música para surdos, Manaus: Valer, 2001)