Amigos do Fingidor

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

A Kamélia já chegou

 Pedro Lucas Lindoso 


No sábado passado, a Kamélia, como todos os anos, com exceção dos anos da pandemia, chegou a Manaus. Como sempre, após desembarcar no aeroporto, recebe as chaves da cidade e iniciam-se as folias de Momo em nossa cidade.

Este ano não me foi possível comparecer a tão histórico e tradicional evento. Considerado patrimônio imaterial do Estado do Amazonas.

A Kamélia é uma boneca inspirada nas tradicionais baianas de Salvador. Segundo especialistas, sua origem é de antes da II Guerra. Um dos dirigentes do Olímpico Clube levou a boneca para o carnaval e o resto é história.

Os meninos amazonenses da década de 1960 só usavam calças compridas depois que ficavam grandinhos ou em ocasiões excepcionais. Eu era pequeno, ainda de calças curtas. Me veio à memória uma especial chegada da Kamélia para o Carnaval.

Os adultos me informaram que ela iria chegar. Que íamos ao Aeroporto de Ponta Pelada para o evento. Tremi de medo. Ora, há uma marchinha de Carnaval que diz: “Oh, jardineira, por que estás tão triste? / Mas o que foi que te aconteceu? / Foi a camélia que caiu do galho / Deu dois suspiros e depois morreu”.

A Kamélia caiu do galho e morreu. Então, ela é um fantasma! Apavorado, fui me aconselhar com Darinha. Ela viveu conosco por mais de trinta anos. Analfabeta funcional, mas uma sábia! Explicou-me que a camélia da música era outra. Na verdade, a camélia da música era uma flor. Por isso que a jardineira estava triste. A Kamélia que ia chegar era uma baiana. Virá da Bahia para alegrar o Carnaval aqui de Manaus. Está vivinha da silva.

Que alívio! Daí em diante passei a achar as chegadas da Kamélia um acontecimento importante. Até que mudamos para Brasília. Uma cidade em construção. Apesar de já estar inaugurada, ainda não recebia a Kamélia.

Depois de muitos anos retornei a Manaus. Continuava muito viva. Mas a Kamélia não chegava mais pelo Aeroporto de Ponta Pelada. Havia se tornado a Base Aérea de Manaus, um aeroporto militar. A Kamélia passou a chegar pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Mas, infelizmente, não tem mais o glamour que tinha na década de 1960. Entretanto, após a chegada no aeroporto, tem sempre uma carreata até o Olímpico Clube, onde ocorre o baile de abertura do carnaval na cidade. Atenção, rainhas e momos. Sambistas e gente do frevo. Autoridades do Carnaval. Podemos todos já brincar o carnaval. A Kamélia já chegou!