Amigos do Fingidor

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Há conflitos ou lacunas entre gerações?

 Pedro Lucas Lindoso

 

Conversando com Scott, amigo americano dos tempos de intercâmbio, fui perguntado se acredito em “generation gap”. Geralmente se traduz isso por “conflito de gerações”. Só que eu sempre achei essa tradução meio canhestra.

Explico: “gap” não significa conflito. Tem vários significados. Lacuna, fenda. E também descompasso, disparidade. Se a tradução não é literal, pelo menos elas se complementam. Prefiro a ideia repassada pelo Inglês. Não acho que haja um conflito entre a minha geração e as que me antecederam e as que me sucedem.

O que sempre achei é que existe mesmo um hiato. Uma certa disparidade. Principalmente no falar e na facilidade em usar e adaptar-se às novidades tecnológicas. E em palavras inerentes às tais novidades. Minha mãe teve dificuldades em usar videocassete. A mesma dificuldade que sinto em usar plenamente todos os apps e funções desses celulares ultramodernos.

As novas gerações não sabem o que é eletrola, secretária eletrônica ou mesmo videocassete.  Assim como muitos jovens não sabem o que é um cromo, há idosos que demoram para saber o que é um aplicativo ou o significado de spoiller ou crush.

Vi numa clínica de fisioterapia uma prancha de equilíbrio de propriocepção. E não sabia o que era isso. Mas achei a prancha bem interessante e foi importante treinar com aquilo. Em tempo: propriocepção é a capacidade do corpo de sentir sua posição, movimento e equilíbrio no espaço. Ou seja, saber equilibrar-se.

Pois bem, matriculei-me numa academia de ginástica. E fui perguntar ao professor se ele tinha prancha de...? Esqueci a palavra propriocepção. E descrevi a tal prancha  como um grande mata-borrão. Foi inútil. O professor não tinha a mínima ideia do que era um mata-borrão.

Para quem não sabe, mata-borrão serve para absorver o excesso de tinta. Muito usado com as antigas canetas-tinteiro, para secar a tinta e evitar borrões. Se o professor não sabia o que era mata-borrão eu lá sabia o que era prancha de propriocepção!

Isso é conflito de geração ou um descompasso, uma lacuna geracional?