Amigos do Fingidor

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Há diferenças, pá!

Pedro Lucas Lindoso

 

Eu me encantei com Portugal. Se pelo lado materno sou fortemente libanês, da família Daou, os Lindoso têm suas origens no norte de Portugal. Na região do Minho.

O Minho é uma região rica em tradições. E importante para a História de Portugal.  Lá fica Guimarães que é o berço da Nação portuguesa. No Minho temos cidades encantadoras, além de Guimaraes. Como Braga, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

A freguesia de Lindoso fica no Município Ponte da Barca que é distrito de Viana do Castelo. Caro leitor. Não sou megalomaníaco. Mesmo porque todos os castelos em Portugal estão na mão do estado. Mas há um castelo na freguesia de Lindoso.

A Região do Minho produz excelente vinho. Principalmente o vinho verde. Desde jovem eu gosto muito desse tipo de vinho. Hoje sei o porquê. Casal Garcia é um dos mais famosos. O vinho favorito de meu inesquecível pai. Nas raras vezes em que bebia.

A região do Minho é o coração verde de Portugal. A paisagem é de tirar o folego. Os turistas em geral, principalmente as mulheres, ficam encantados com os bordados e filigranas. A gastronomia então nem de fala. Com o delicioso vinho verde da região é um espetáculo à parte.

Como todo cronista, adoro mexer, observar, usar e trabalhar com palavras. Ji fiz uma crônica em que relatava que cruzeta (cabide de roupa) é usado em Manaus e em Portugal. O sulista e o sudestino só conhecem a palavra cabide.

Ora, todos sabem que trem em Portugal é comboio.  Meninos são miúdos e café da manhã é pequeno almoço. Freio é travão. Pode-se comprar cuecas masculinas e femininas. As gostosas diferenças já podem ser notadas no voo da TAP. Eles chamam avião de avião. Não de aeronave. Após o avião aterrar, ao chegar ao aeroporto de Lisboa ou de O Porto, você irá recolher suas malas e maletas num tapete.  E não em esteiras, como os brasileiros são acostumados.

Mas poucos sabem que em Portugal não se diz colocar os pingos nos is. Os portugueses dizem colocar a pinta no i. E no jota.

Vamos colocar as pintas nos is. Há diferenças, pá!