Amigos do Fingidor

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A miragem elaborada – 2

Zemaria Pinto
O homem ocupa o espaço

I


A evolução da obra de Alcides Werk traz como canto anunciador, desde Da noite do rio, o poema “Da opção”. A opção é cristalina, não deixa margem a outras interpretações. O poeta não escamoteia o objeto do seu canto:

                    O homem cansado
                    de andar pelo tempo
                    sozinho sozinho

                    à margem da vida.

Cantar para o homem em função do homem amazônida.

                    o homem e a terra

Como o poeta reafirma.

O homem, claro. Mas e a terra? A terra vasta, a terra imensa

                    de muitos lagos
                    de muitos rios
                    de muitas matas
                    de muitas lendas

torna-se maior ainda no devaneio do poeta, que ao fechar os olhos para melhor contemplar seu “belo mundo”, sintetiza a imensidão ao contrapor imagens de uma realidade sonhada com uma realidade vivida:

                    de muitas vidas
                    elementares
                   
                    de muitas mortes
                    antecipadas

A essa idéia indesejada de morte, o poeta quebra a regularidade do ritmo, abre os olhos e vê-se, ele próprio, personagem de seu poema: seu imenso mundo volta-se para dentro do homem-poeta-mundo amazônico.

                    a terra cansando                              o homem cansado
                    dos anos compridos                          de andar pelo tempo
                    de extrativismos                               sozinho sozinho
                    na selva                                            no meio da mata
                    no rio                                                na beira do rio
                    na rua                                               à margem da vida.
                    na mente.

Ao conceito de terra cansada – a terra empobrecida pelo uso constante da cultura extrativista, não reciclada – contrapõe-se a imagem do homem cansado, “sozinho sozinho”, marginalizado. A terra cansada: na selva, no rio, na rua, na mente. Na mente do homem. E aqui o espaço amplia-se: à terra “de água e florestas” soma-se a rua – espaço urbano do homem – e a mente do homem – seu espaço mais interior.

Por outro lado, a leitura cruzada desses dois trechos do poema, como se fossem uma única estrofe,

                    A terra cansando o homem cansado
                    dos anos compridos de andar pelo tempo
                    de extrativismo, sozinho sozinho
                    na selva, no meio da mata
                    no rio, na beira do rio
                    na rua, à margem da vida.
                    Na mente.

reforça ainda mais essa idéia, levando-a além: a força do imutável abandono a que a terra é relegada, leva o homem amazônico a seu inexorável destino: da selva, pelo rio, à cidade. À marginalidade.