Amigos do Fingidor

terça-feira, 30 de abril de 2024

Questão de fé

 Pedro Lucas Lindoso


Recebo um telefonema de minha querida tia Idalina. Pergunta-me como vou passando. Disse a ela que ando muito cansado. Estou passando por um longo período de convalescença. Não tem sido fácil superar um sério problema de hérnia cervical o qual me levou a operar a coluna.

Disse a titia que o problema de saúde que enfrento me abalou muito fisicamente. E também me abalou espiritualmente. Tenho questionado minha fé em Deus. Foi então que lhe perguntei. A senhora nessa idade ainda acredita em Deus?

Ela sorriu e me deu uma grande lição. Disse-me que acredita num Deus que se faz presente em Jesus. O Jesus que perdoa e liberta. O Jesus que vai à casa do fariseu Simão. Lá, uma mulher pecadora sorrateiramente perfuma os pés de Jesus. Trata Jesus com todo carinho. Jesus acolhia os pecadores. O Papa Francisco pediu aos padres para não deixar de abençoar casais divorciados, homoafetivos ou em situação irregular perante os cânones da Igreja.

Esse é o Deus em que acredito. O Deus que acolhe e não discrimina.  Me disse ela. O Deus que se manifesta no Jesus que gosta de vinho. Que fez o milagre nas bodas de Caná. Um Deus que gosta de perfume, vinho e festas.

Um Deus que se apresenta feliz. Um Deus que louva o amor. Um Deus que providenciou o melhor vinho para o final naquela festa de casamento, em Betânia. Festa de casamento tem sempre dança.  Um Deus que dança. Um Deus que esbanja contentamento. Enfim, um Deus que liberta. Um Deus verdadeiramente de amor. Não um Deus que mete medo. Que apavora.

Vejo Deus como uma força procriadora. Ao mesmo tempo Pai e Mãe de todo o universo. Não o concebo, portanto, como um velhinho de barba branca. Meu Deus está sempre mirando sua divina luz sobre nós. Sempre nos abençoando. Dando a nós o que necessitamos. O pão e o entendimento. Nos livrando de coisas superficiais e ilusórias.

Pedi à Tia Idalina para me emprestar ou me ceder esse Deus tão bom e sublime. E ela me respondeu:

– Está a sua disposição. Primeiro, você deve procurar ver e conhecer esse Deus com clareza. Depois, é importante segui-lo e finalmente amá-lo. Em retorno ele irá abençoar você. E mais! Sob a direção divina o caminho é sempre do amor, da sabedoria e da serenidade. E uma questão de fé. Só isso.