O escritor Tenório Telles. |
Os eventos serão realizados em locais e horários variados; dentre os principais está a Praça da Polícia, às 9h, com a presença de Telles, que se diz honrado pela oportunidade. “Eu encaro isso como um reconhecimento por todo esse trabalho que venho desenvolvendo há mais de 20 anos para a promoção da leitura. Incentivando os jovens e a comunidade escolar na aproximação dos livros e da cultura. Estou muito contente e espero ter saúde para poder continuar ajudando no engrandecimento dos leitores em nosso Estado".
A programação do “Leitura na Praça” está envolvendo sete distritos educacionais, com cerca de 16 mil alunos. Um total de 40 escolas da rede pública estarão em atividades educativas ligadas à leitura. Pela manhã, as atividades iniciam no Centro Social Urbano (CSU) do Parque Dez. Na parte da tarde, o evento será no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na praça de alimentação do Anfiteatro do Jorge Teixeira e no Manoa.
Outra entidade com atividades em destaque é a Escola Municipal Nestor José Soeiro do Nascimento, no Tarumã, que terá oficinas de teatro, pintura e exposição de livros, isso durante os três turnos de aula. Também haverá uma apresentação musical com a personagem Emília, de Monteiro Lobato.
A primeira versão do projeto “Leitura na Praça” foi realizada em 11 de junho de 2010, tendo o escritor Elson Farias como homenageado.