Zemaria Pinto
As influências
Num depoimento datado de 1912, ele admite que as suas maiores influências são William Shakespeare (1564-1616) e Edgar Allan Poe (1809-1849). São influências fáceis de serem reconhecidas. As referências a Shakespeare são feitas através de alusões a personagens trágicos seus :
- Macbeths da patológica vigília ... (Monólogo de uma sombra )
Os fantasmas hamléticos dispersos ... (Os doentes )
Observe, leitor , estes fragmentos de A carniça , de Baudelaire, na tradução de Jamil Almansur Haddad, e tire suas próprias conclusões :
Recorda-te do objeto e que vimos, ó Graça ,
Na curva do caminho uma infame carcaça
Num leito que era um carrascal.
Suando venenos e clarões ,
Abriam de feição cínica e preguiçosa
O ventre todo exalações .
(...)
Donde saíam batalhões
Ao largo dos vivos rasgões.
(...)
Aos derradeiros sacramentos
Do amor em decomposição .
Os versos acima nos trazem à mente , leitor , uma outra influência de Augusto dos Anjos , o pintor holandês Rembrandt (1606-1669). Budismo moderno começa assim :
Tome, Dr., esta tesoura , e... corte
O quadro mais famoso de Rembrandt chama-se “A Aula de Anatomia do Doutor Tulp”. Mostra oito cidadãos em torno de um corpo sem vida , cujo braço já fora aberto , deixando à mostra músculos e ossos . O Dr. Tulp, responsável pela dissecação do cadáver , tem uma tesoura à mão . E daí, você pode estar se perguntando, não seria mera coincidência ? Não , porque o poeta era admirador do pintor , ao ponto de citá-lo nominalmente , transformando-o em adjetivo comum :
Mostrando em rembrandtescas telas várias... (Monólogo de uma sombra )
Falamos das influências estéticas , mas não podemos ignorar as influências filosófico-científicas, fundamentais para a leitura proveitosa da poesia de Augusto dos Anjos . Já falamos na influência exercida pelas novas idéias que vinham da Europa. Dois autores são particularmente caros aos adeptos da escola do Recife : Spencer e Haeckel.
Herbert Spencer (1820-1903), filósofo inglês , antecipou Darwin na formulação da lei da evolução , estendendo-a a todos os campos da experiência humana . Para Spencer, o conhecimento científico , em permanente evolução , jamais atingirá o limite da realidade absoluta , onde está o incognoscível , porque este transcende a capacidade do conhecimento humano .
Ernest Haeckel (1834-1919), filósofo alemão , foi o principal divulgador do Monismo, doutrina que , como já dissemos, prega que o conjunto dos fatos , lógicos ou físicos , pode ser reduzido à unidade : a nossa alma é apenas uma parte da alma universal ; o nosso corpo é uma partícula do corpo universal . O Monismo, é preciso dizer , opõe-se ao Dualismo , doutrina que admite a coexistência de dois princípios irredutíveis que se opõem e se completam: bem /mal , espírito /matéria , corpo /alma etc.
Monistas evolucionistas (ou vice-versa ?) era como se proclamavam os expoentes da escola do Recife , numa época em que se discutia filosofia naturalmente , nos jornais e revistas , ou nas conversas cotidianas.
A poesia de Augusto dos Anjos é toda pontilhada por citações dessas idéias , sendo recorrentes os nomes de Spencer e Haeckel. Seria ocioso reproduzi-las, posto que são claras e objetivas , embora este seja o “calcanhar de Aquiles” da poesia de Augusto dos Anjos : os termos “científicos”, que tornam indispensáveis o uso de um bom dicionário durante a leitura . Mas observe estas estrofes do poema Queixas Noturnas, de fundamental importância na trajetória do poeta , conforme veremos na análise do estilo :
É vão , é inútil , é improfícuo , em suma ;
(...)
És a árvore em que devo reclinar-me...
Se algum dia o Prazer vier procurar-me
Dize a este monstro que eu fugi de casa !