Zemaria Pinto
A poesia ,
por outro
lado , é a primeira
manifestação artística
da linguagem . É o momento
em que
os nomes extrapolam o dicionário e funcionam de forma
conotativa, isto é, passam a representar o que
não são ,
tomam vida nova ,
se expandem, se multiplicam em
significados . Ensinar
poesia a crianças
é ensiná-las a amar a linguagem , a casa
da vida .
O haicai
é um tipo
de poema desenvolvido
no Japão, desde o século
XII, mas que
só encontrou verdadeiro
reconhecimento literário
no século XVII, quando
viveu o maior de todos
os haijins, Matsuo Bashô. Compõe-se de três
versos e, à parte
a técnica , dedica-se à observação da natureza .
Ensinar haicais
a crianças e adolescentes
(sem excluir
os adultos , é claro )
pode ser uma forma
de fazê-los vivenciar a consciência ecológica ,
na observação da natureza
e no amadurecimento deles mesmos enquanto seres humanos .
O haicai
não tem nada
a ver com
seitas , religiões ,
ou sistemas de pensamento .
O haicai não é zen ,
não é budista ,
mas é, com
certeza , uma forma
de ver o mundo
e de se posicionar nele. A sua técnica , muito simples ,
ensina-nos, também , a organizar nossa
linguagem . O haicai
trabalha com
o transitório , com
o sensorial , é observação
transformada em poesia .
Comunicação
apresentada em um “Workshop ecológico”, no CAUA, em outubro de 1977.