Zemaria Pinto
O homem noturno, a busca da luz
IV
A noite irreversível e sem fim abate-se sobre o poeta e não apenas o cobre. Doma-o. Internaliza-o. A noite é ele. A poesia se espraia pelo tempo sem retorno e se alonga em ocasos que se repetem de forma tão igual que parecem um só: o ocaso da longa noite que o poeta viveu vagando pelo médio Amazonas.
Eis-me aqui nesta ausência de mim mesmo
Este verso, do “Soneto VII”, reúne em suas dez mágicas sílabas toda a força da poesia que explode em angústia e dor. De igual modo o “Soneto VI” refere-se à
ronda inútil
por além dos limites do meu nada
Como se o distanciamento dos acontecimentos nacionais o isolasse ainda mais do mundo físico ao seu redor – assumindo definitivamente a “condição de ilha” a que se refere o poema “Aos meus irmãos solitários”. Da mesma forma, os “Sonetos V” e “VII” perseguem essa imagem do ser ensombrecido – o homem noturno – e vazio. Neste, há algo de loucura dominando o poeta:
Silêncio. Sinto apenas o silêncio
em mim.
Busco-me, a medo, e vejo pelos cantos
vozes vazias, sons de antigamente,
projetos inconclusos, teias, nada
e tua linda presença estilhaçada.
Mas é no “Soneto I” que ele resiste da melhor forma – escrevendo:
Na meia luz da tasca entra uma lua
que inventa novas sombras nas paredes.
Dos meus olhos de espanto e de tristeza
vai caindo um poema sobre a mesa.
Nos doze sonetos de “Estudos”, a noite é presença constante e desafiadora. Sua simbologia é sempre negativa, nefasta. Mesmo quando a luz do sol se apresenta, tímida, é para iluminar a face da morte que a noite encobre - como no “Soneto III”:
Era noite, e nessa noite as sombras
tinham gestos de angústia em nossas almas.
as horas mortas
trouxeram lentamente a madrugada.
Das janelas e portas entreabertas
a luz veio auscultar nossa tristeza,
e viu a palidez do rosto dele
hirto, completamente alheio a tudo.
O entardecer como valor negativo está presente no “Soneto IV”, reafirmando a simbologia contida em “Noturno”, “Jacaré” e “Jaburu”:
Cumpro este instante amargo.
amargo
instante só de ocasos construído.