Amigos do Fingidor

quinta-feira, 30 de julho de 2020

A poesia é necessária?



Toada dos touros
Diego Mendes Sousa


Ao galope da fêmea
sob os espinhos da roseira

– Os touros em pecaminosa tourada

Subterrânea é a convergência
das águas em remanso

Pelas estâncias do Amor
os sexos se refazem
contemplativos

ao caminho do imaginário
no horário de tempo algum



quarta-feira, 29 de julho de 2020

Fantasy Art - Galeria


Amphitrite, Goddess Of The Sea.
Andrius Kovelinas.

terça-feira, 28 de julho de 2020

Idalina e o “novo normal”



Pedro Lucas Lindoso


Recebo WhatsApp de tia Idalina: “Queridíssimo, estarei comemorando meus 70 anos em festa virtual, por vídeo conferência, no próximo sábado, as 20:00 horas, no horário aqui do Rio de Janeiro.”
Há anos que ela comemora seus 70 anos. Idalina foi a Roma pela primeira vez durante o Concílio do Vaticano II. No papado de João XXIII. O papa do “aggiornamento”, como ela mesma me explicou. Portanto, tia Idalina não tem menos que 80 anos de idade.  Mas não se contesta idade de senhoras distintas. Ponto e basta.
Disse-me ainda que está empolgadíssima com seu novo laptop. Abandou o velho computador. O seu novo dispositivo é leve e já tem câmera e microfone embutido. Outro investimento de Idalina, em face do isolamento, foi também comprar um celular de última geração. E explica:
– Fui forçada a entrar na era dos aplicativos. Inclusive o do meu banco. Agora posso ver saldo, fazer transferências, pagamentos, tudo pelo meu celular. Há gente bem mais nova do que eu que não aprendeu as maravilhas de usar aplicativo de banco. E ficam nas filas de caixa eletrônico a tempo de ser contaminadas pelo corona.
Parece que a pandemia mudou consideravelmente os hábitos de tia Idalina. Ela cumpriu a quarentena total até semana passada. Mas resolveu voltar às aulas de pilates. E argumenta:
– Saio devidamente paramentada, com máscaras e luvas. Ao retornar, tomo banho e troco de roupa. Estou feliz e contente com o retorno ao pilates.
A outra novidade é que Idalina está fazendo “lives” com dicas de culinária. Começou com amigas da praia, sobrinhas e parentes, tanto do Rio como daqui de Manaus. A cada semana seus “telespectadores” como ela diz, aumentam. Está animadíssima com as “lives”.
Nessa semana ensinou a fazer torta de banana frita. Segundo ela, a nova geração não sabe mais fazer torta de banana pacovan. Pediu pelo amor de Deus não fazer creme com leite condensado, creme de leite e maizena. Modernidade que estraga a nossa tradicional torta de banana. Eis a receita da titia:
Ingredientes: 6 bananas compridas ou pacovan bem maduras; 1/2 xícara (chá) de manteiga; 1 colher (sopa cheia) de canela em pó; 2 colheres (sopa) de açúcar. Para fazer o suspiro: 3 claras e 2 colheres (sopa) de açúcar; 1 colher (chá) de casca de limão raspada. E só!
Corte as bananas em tiras finas. Doure as bananas na manteiga. Ainda quente, passe a banana na mistura de açúcar e canela, pelos dois lados. Coloque-as numa travessa, cobrindo-as com o suspiro. Leve ao forno por 15 minutos ou até dourar o suspiro. Sirva gelada. Simples assim. Nada de cremes, por favor.
O “novo normal” de Idalina está bombando com novos dispositivos, aplicativos e “lives’.


domingo, 26 de julho de 2020

Manaus, amor e memória CDLXXIII


Cervejaria Miranda Correa.
Em contraste involuntário, a favela flutuante, sem água...

sábado, 25 de julho de 2020

Fantasy Art - Galeria


Jeannie's Kitten.
Boris Vallejo & Julie Bell.

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Sérgio Ricardo (18/6/1932 – 23/7/2020)


Cantor, compositor, escritor e cineasta,
Sérgio Ricardo jamais compactuou com a mediocridade. 


A poesia é necessária?



Céu de asas
Dilson Lages Monteiro


Como a manhã sem pressa
no alto da colina
nasce a palavra na retina
onde crescem a lavoura
e o voo do céu.

Nasce sem pressa a manhã
no leito lento do rio
onde reses ruminam
a mina do sol.

Nasce sem pressa a manhã
nos palácios de palha
onde o corpo repousa
o silêncio do cio.

Como a manhã sem pressa
no coração da imagem
crescem a lavoura
e o voo do céu.


quarta-feira, 22 de julho de 2020

Fantasy Art - Galeria


Green Gele.
Mbwidiffu Malgwi.


terça-feira, 21 de julho de 2020

Uma “live” do bem




Pedro Lucas Lindoso


No último dia 13 de julho, o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente completou 30 anos de vigência. É uma lei moderna. Visa garantir direitos das crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e como prioridade a nível constitucional.
A pedofilia, o abuso e maus tratos em meninas e adolescentes é um crime hediondo. Infelizmente é recorrente na nossa sociedade. Em todas as classes sociais. Os abusadores são professores, padrastos, líderes religiosos, tios e até avós das meninas vitimadas.
Venho de uma família de sete filhos. Três homens e quatro mulheres. Aprendi com meu pai que devemos amar, cuidar e principalmente respeitar as mulheres. Poderia quebrar todas as vidraças da vizinhança ou tirar as piores notas da escola. Tudo poderia ser perdoado. Menos desrespeitar ou machucar as minhas irmãs.  Ouvi muitas vezes o famoso chavão, de que não se bate em mulher nem com uma flor.
Uma das minhas irmãs, Liliana Maria, possivelmente por ter sido criada com todo carinho e respeito, é fundadora e administra a Casa Mamãe Margarida. Uma instituição de freiras salesianas de acolhimento e abrigo às meninas em situação de risco social, como definido no Estatuto da Criança e Adolescente.
Os relatos de sofrimento e dor que se ouve dessas meninas é de cortar o coração. Uma delas chegou por lá grávida do próprio pai. O abusador estava na penitenciária, não só por ter abusado da filha, mas por ter assassinado a esposa que o flagrou abusando a própria filha. Esta é só uma das centenas de histórias e dramas que se conhece por lá.
Essa semana, a instituição foi homenageada pela youtuber Maísa. A jovem produziu uma “live” em prol da instituição. Maísa se tornou uma das pessoas mais populares da internet graças a sua forte presença em todas as plataformas digitais. Maísa já entrevistou muitas celebridades. Recentemente entrevistou a Ir. Liliana. As doações foram generosas e Maísa se tornou embaixadora da Casa Mamãe Margarida.
Nessa pandemia, ficou muito comum os famosos fazerem “lives”.
Pronuncia-se “laives”. No Inglês há o verbo “to live” que significa viver, morar e se pronuncia “live” com som de i. Mas as “lives” vem da expressão “on live”, ou seja, ao vivo, quando o “i” tem som de “ai”.
A pandemia trouxe algumas coisas boas. Uma delas foi a profusão de “lives” feitas para minorar o sofrimento de pessoas em situação de risco e vulnerabilidade, como as margaridinhas.
Parabéns Embaixadora Maísa por essa “live” do bem!



domingo, 19 de julho de 2020

Manaus, amor e memória CDLXXII


Catedral e entorno,
com Teatro Amazonas e igreja de S. Sebastião ao fundo.

sábado, 18 de julho de 2020

Fantasy Art - Galeria


Igor Kamenev.

quinta-feira, 16 de julho de 2020

A poesia é necessária?



Poema do rio Negro, 1
Rogel Samuel


Em 1729 morrem no rio urubu
vinte e oito mil índios
assassinados
Mas eu estou fraco para esta luta
e preparo a fala afiada.
A cozinheira corta o peixe a faca
como o selo que pincela, amara.
Três homens remam montados nas águas.
Oh estou fraco para a luta
preparada selva absoluta.
No caminho vendem os armadores as ilhas
cai a chuva sobre as lajes da tarde
que estou fraco para a luta
preparo o corte a morte
preparo o rio, urubu, orgulho das águas
imprópria para o passeio público
não o passado branco amigo
gesto sobretudo de suas partes
que ali viram morrer 300 malocas
no rio urubu rio negro da morte
o que passa entre o mato aziago
É belo? É limpo? adejam papagaios
entre mil insetos de teia de ouro fino
o rio não esquece
o rio nunca esquece
nunca lava
a hecatombe a fila a corrida



quarta-feira, 15 de julho de 2020

Fantasy Art - Galeria


Mermaid.
Laura Sava.

terça-feira, 14 de julho de 2020

Te mando um link



Pedro Lucas Lindoso


Em tempos da pandemia muita coisa mudou. Até a Língua Portuguesa viu-se enriquecida com novas palavras. Temos agora o verbo quarentenar, assim como o adjetivo quarentenado. O vocábulo confinamento passou a significar também ficar isolado em casa. Não é mais somente usado para trabalhadores de plataformas de petróleo, que ficam confinados no mar.
O teletrabalho é outra palavra nova e incorporada ao nosso dia a dia. E obrigou trabalhadores a uma adaptação rápida. Escolher um local apropriado em casa para se instalar. Providenciar um computador mais moderno. Contratar uma internet mais potente e eficaz.  Adquirir uma cadeira de trabalho confortável e com razoáveis padrões de ergonomia. Nós, manauaras, não podemos dispensar o uso do ar-condicionado. Isso implica em aumento de despesas com energia elétrica, coisa cara na cidade de Manaus.
Possivelmente esses gastos serão objeto de negociação trabalhista. E serão levantados pelos sindicatos para composição de adicionais em acordos coletivos de trabalho.
Novos tempos. Novos padrões de etiqueta e comportamento a serem aprendidos e observados. Reuniões de trabalho, encontros de clubes de serviços, atividades religiosas, sessões de julgamento em tribunais, audiências e até festas de família estão sendo feitas por vídeo conferências.
É preciso, como já dito, observar padrões comportamentais. Se você não está falando, mantenha o microfone no mudo. Se há várias pessoas no evento e você está na situação de ouvinte, é interessante manter a sua câmera de vídeo também desligada.
Cuidado quando levantar-se, caso não esteja vestido adequadamente. Bocejos, espirros, tosses e outras manifestações fisiológicas podem ser ouvidas, registradas, gravadas e viralizadas, para constrangimento do participante da videocom.
Todo cuidado é pouco. As coisas mudaram e algumas vão ficar, mesmo depois da pandemia. Antigamente se marcava um encontro de negócios num restaurante, no escritório de um dos participantes ou mesmo na residência de alguém.
Hoje não se marca mais um local para tal tipo de encontro. Define-se um dia e horário. E alguém, responsável por conduzir a reunião, manda um link, ou código de sessão. Expressões como te ligo depois, até mais tarde, ou nos vemos no escritório, foram substituídas por:
– Te mando um link!

domingo, 12 de julho de 2020

Manaus, amor e memória CDLXXI


Eduardo Ribeiro, com Relógio Municipal ao fundo.

sábado, 11 de julho de 2020

Fantasy Art - Galeria


Yuehui Tang.

quinta-feira, 9 de julho de 2020

A poesia é necessária?



Súplica a Iara
Marta Cortezão


Iara, leva-me contigo!
Não sou feliz aqui.
Encanta-me com teu canto
pois sei que lá não há pranto...
Não, não sou daqui.

Leva- me contigo, Iara!
Cansei deste mundo raso.
Prefiro teu mundo de águas,
rio profundo, sem as mágoas
que desafinam, amiúde, meu trovar.

Escuta, Mãe-d’água, meu lamento
e manda a resposta pelo vento
onde me possa alcançar teu canto.
Vem, não te demores a chegar
porque posso enlouquecer, definhar.

Sei de tuas oníricas artimanhas,
sereia da tribo guerreira Amazonas!
Só a ti narrarei as patranhas
que esta vida de cá me faz contar!
Iara, cuida, não te entretenhas!

O sol já se põe, aproveita a hora
que corre no remanso da boca do rio
e enche meus olhos de pororoca.
Não tardes, Iara, tenho vazios
carentes de tua suave e rouca voz...

Espero-te, doce Iara, loucamente!
Necessito beber de tua fonte,
lançar-me num salto demente,
tocar-te e beijar-te meiga fronte
no afã de fugir deste mundo doente.


quarta-feira, 8 de julho de 2020

Fantasy Art - Galeria


James Zar.

terça-feira, 7 de julho de 2020

O espirro, um grande constrangimento



Pedro Lucas Lindoso


Estava num encontro social nas vésperas da decretação do isolamento em face da pandemia. Já se tinha notícia da existência de um terrível vírus. Havia médicos no evento.
De repente, espirrei! Por precaução, geralmente porto um lenço. Foi a minha sorte. Então me justifiquei:
– Não se trata de vírus. Sempre que exagero um pouco nas refeições, e a bacalhoada estava uma delícia, eu eventualmente espirro. Não sei o porquê. Um dos convivas, um jovem médico, me explicou:
– Você comeu mais do que devia. O estômago cheio forçou o diafragma e então você espirrou. Os mecanismos do espirro têm como resposta a contração do tórax e abdome. Está desculpado.
Outro médico presente complementou a explicação:
– O espirro é uma reação involuntária de nosso organismo à presença de partículas ou micróbios que causam irritação. Quando se trata de poeira ou contração do diafragma, tudo bem. Mas quando se trata de presença de vírus e bactérias?
Sou de uma família em que há muitos advogados, administradores e psicólogos. Mas há poucos médicos. Jamais pensei que os mecanismos do espirro pudessem ser assunto de uma reunião social.
Em época de coronavírus o espirro se tornou algo extremamente condenável. Acho até que mais constrangedor que um pum!
Como é um mecanismo de defesa de nosso organismo, o espirro consiste na expulsão brusca e rápida de ar e gotículas pelo nariz e boca. Daí a importância de se utilizar máscaras durante essa terrível pandemia.
Perguntei a um amigo médico, como se pode evitar o espirro. Explicou-me que, caso a gente se sinta constrangido em espirrar, pode-se apertar o nariz e impedir o espirro. Mas me disse para ter cuidado. Não é indicado evitar o espirro. Pasmem! Um simples espirro tem a velocidade de 160 km/h. E então a pressão provocada quando se aperta o nariz para evitá-lo pode ser perigosa.  Perguntei-lhe, como assim?
– Pode ocorrer a ruptura dos tímpanos!
Fiquei preocupado. Li recentemente que o famoso “saúde”, dito quando alguém espirra, vem da antiga crença de que o espirro era sinônimo de mau presságio, relacionado a doenças graves.
Em época de pandemia por vírus, espirrar virou um grande constrangimento.
Atchim! Cuidado!

segunda-feira, 6 de julho de 2020

domingo, 5 de julho de 2020

Manaus, amor e memória CDLXX


Cine Odeon.
O decadente letreiro anuncia um clássico:
Sol Vermelho (1971), com Charles Bronson, Toshiro Mifune, Ursula Andress e Alain Delon.

sábado, 4 de julho de 2020

Leituras compartilhadas: a poesia de L. Ruas


Leituras compartilhadas: a poesia de L. Ruas

Data: 04/07/2020, às 16h00 (Brasília)
Sala: 780 9305 7166
Senha: 0bs7YJ

Fantasy Art - Galeria


Luis Royo.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

A paixão de Antônio Mocinha



Zemaria Pinto

Em memória de Arthur Engrácio,
a quem um dia contei esta história.
Lacônico, ele apenas disse: agora, escreva.


Naquela época, Andorinhas ainda não era um ponto no mapa, com suas três ruas de terra batida, à margem direita do rio Negro. Não havia escola, muito menos serviço de saúde. As igrejas – a católica e a protestante, em absurda harmonia – supriam esses serviços, alfabetizando as crianças, orientando e prestando atendimento básico, sempre levando em conta os saberes ancestrais. No mais, era escolher: subindo à esquerda, São Gabriel; descendo à direita, Santa Isabel. Regulando os onze, doze anos, eu não tinha a mínima noção de futuro. Andorinhas, eu perceberia depois, representava a continuidade infinita e imutável, algo muito mais profundo e cruel que a sobrevivência – um conceito que a sociologia esvazia, com suas utopias tolas. Eu só sabia que não queria continuar ali, naquele imenso nada vazio.
A população da vila era formada por gente que sempre morou lá ou que, tendo saído, retornou. Por isso, as raras exceções eram muito visadas. Dona Jeane, da Guiana Francesa, proprietária de uma taberna na rua da frente, só falava o crioulo, acrescentando umas poucas palavras em português, enriquecendo o mix de línguas, mas impossibilitando qualquer entendimento com os fregueses. Num lugar de tapuios e caboclos, sua negritude era sua soberba. Diziam que era comunista e fora parar em Andorinhas fugindo da polícia de seu país. Durante muito tempo, acreditei que os comunistas eram todos negros retintos e falavam atrapalhado. Beto Carapanã era um bicho-grilo que um belo dia apareceu em Andorinhas, com um violão a tiracolo, sem que ninguém soubesse como, já que só se chegava de barco e de barco ninguém o vira chegando. Sério, ele dizia que chegou voando. Magérrimo, ganhou logo o sobrenome. Carapanã tinha um sítio, onde, vegetariano, plantava o autossustento e até a erva do cigarrinho artesanal, sucesso entre os moleques mais velhos. O excedente, tanto de legumes e grãos como de erva, era usado para escambo, com o que ele obtinha o que não produzia, como a seda usada no cigarrinho. E tinha o Carioca, que um dia desembarcou lá e foi ficando, sem que ninguém soubesse o que fazia e muito menos do que vivia. Gabava-se de ter sido jogador de futebol e ser amigo de todos os grandes craques da época, falando em nomes que a gente só ouvia em ondas médias ou lia em velhos jornais que vinham da capital. Mas ninguém o levava a sério. Quando lhe perguntavam que diabos viera fazer naquele nosso fim de mundo, xingava, fechava a cara e dava as costas. A pergunta valia para os três: por que, tendo o mundo inteiro à disposição, alguém optaria por morar em Andorinhas?
Os moleques da vila viviam em permanente interação, frequentando a mesma igreja, as duas, e vivendo a mesma vadiagem: nadando ou caçando passarinho pela manhã, jogando pelada ou pescando à tarde, conversando mole à noite. Mas não era incomum inverter os turnos das atividades, só para quebrar a rotina. Uma vez por outra, ajudávamos na subsistência da família, plantando, caçando, pescando. Ouvir rádio era uma opção noturna, mas em casa, com a família, o que tirava toda a graça. Eu fazia parte de um pequeno grupo, que estava sempre junto, sob chuva ou sob sol, aprontando sempre. Nada diferente de qualquer grupo de crianças pobres dessas lonjuras e amplidões. Mas a história de um daqueles meninos subiu e desceu o rio e foi notícia até na capital.
Antônio Mocinha ganhou esse apelido por pura inveja do resto da molecada. Mocinha era bonito, tinha olhos gateados, cabelos loiro-acinzentados e uma raríssima pele branca que ficava cor-de-rosa ao sol. Diziam que era a cópia da mãe, levada para Manaus ainda criança. As meninas se esfregavam nele, literalmente, enquanto a gente lambia os beiços. Mocinha nunca se importou com o apelido, pelo contrário, orgulhava-se dele, porque tinha consciência da razão. Seu avô Raimundo Onça é que não gostava. Dizia que era coisa de fresco. Mas não havia frescos em Andorinhas, e Mocinha não haveria de ser o primeiro.
Raimundo Onça era um parágrafo à parte. Sempre de óculos escuros, para esconder os “olhos amaldiçoados, de felino”, como era corrente entre o povo, ele ganhou esse nome porque era um exímio caçador de onças, do tipo que pegava vivos os filhotes, para vendê-los aos traficantes, ou atirava no olho do animal adulto, para produzir um só orifício, no posterior do crânio atravessado pela bala fatal, onde é mais fácil de cerzir, entregando a pele perfeita. Sobre a maldição, diziam que fora um velho pajé-onça, que ele matara: o pajé o amaldiçoou a virar onça, para conhecer o sofrimento dos animais. Mas apenas os olhos se transformaram.
Havia dois campos de futebol em Andorinhas. O da rua de trás, maior, era dominado pelos moleques mais velhos, e no fim de semana recebia também os adultos. O da rua do meio, um pequeno terreno abandonado, era disputado pelos moleques de menos idade. Para evitar confusões, formavam-se times de tamanhos mistos, valendo o que hoje é conhecido como gol de ouro: tomou um gol, vai pro rabo da fila, esperar para jogar de novo. A gente chamava de gol da morte. Mocinha era o goleiro do nosso time mais constante. Carioca, que passava o dia zanzando pela vila, tomando pinga nas tabernas e tentando superar a repulsa que emanava de si, costumava parar no nosso campinho, falando alto, gesticulando muito, fazendo piadas sem graça e dando picica nas jogadas. Ninguém dava atenção ao intruso, até que uma ocasião ele se aproximou da trave guardada por Antônio Mocinha e começaram a conversar. Naquele final de tarde, Mocinha ficou com Carioca, para “treinar umas técnicas de goleiro”. Alguns meninos, por mera curiosidade ou mesmo falta do que fazer, ficaram também. E esse “treino” se tornou rotina, sempre entrando pela noite, até que deixou de ser objeto de curiosidade. Nas rodadas de cachaça, Carioca dizia que Mocinha tinha talento e poderia se dar bem na capital, que, desde o ano anterior, profissionalizara a prática do futebol.
Uma noite, Raimundo Onça voltou cedo para casa e não encontrou o neto. Percorreu as três ruas, por trás dos inseparáveis óculos escuros, indagando por Mocinha e, nas tabernas, tomando uma lapada de pinga “pra passar a raiva”. Várias pessoas tinham visto o moleque na companhia de Carioca. Onça rumou para a rua de trás, uma das últimas casas, antes da mata fechada. Porta arrombada, nada se viu de especial, a não ser o desarranjo comum de uma casa de solteiro pobre.  Boa parte da vila seguira Raimundo Onça. Na picada que dava acesso à floresta, ele parou e deixou bem claro que não queria ninguém com ele. “É um problema meu. Eu vou resolver.” E se foi mata adentro.
Montamos sentinela, esperando o retorno do velho caçador. Cerca de uma hora depois, ouvimos o rugido tenebroso de uma onça. Não parecia estar muito longe. Uma coisa era certa: ela fora ferida de morte. Aquele troar assustador não tinha correspondência em nossas memórias. Mas ela continuava a rugir, cada vez mais forte. Ódio. Era ódio que ela sentia. A dor do ódio. E se movimentava com agilidade por dentro do breu da mata sem lua. Já era madrugada quando percebemos uma mudança no padrão dos rugidos, como se ela acuasse o inimigo, o atacasse e o ferisse muitas vezes – até o silêncio total, de um punhado de segundos, sucedido pelo esturro final, longo e potente, como um urro de vitória. Alguns de nós, eu incluído, vibramos como se fosse um gol. O silêncio que se seguiu exigiu uma decisão. Os adultos concordaram em voltar às seis horas, com o sol, formando equipes para entrar na floresta e tentar entender o que acontecera. Mas ninguém dormiu.     
O corpo nu de Antônio Mocinha, com o rosto na terra escura, imerso numa poça de sangue, tinha um só corte, largo e profundo, no pescoço, acompanhando toda a extensão frontal. Cem a duzentos metros depois, encontramos uma navalha suja de sangue, e, logo depois, espalhados num círculo de uns 20 metros de diâmetro, os óculos quebrados, as roupas esfarrapadas, restos das alpercatas e as armas intactas de Raimundo Onça: duas facas e uma espingarda, seus instrumentos de caça. Mais 50 ou 60 metros à frente, os despojos do que fora Carioca: o corpo rasgado ao meio, expondo as vísceras dilaceradas; os olhos, arrancados; o órgão sexual, esmagado. O animal que fizera aquilo tinha uma força descomunal e estava movido por um ódio indescritível.

Raimundo Onça não apareceu jamais, alimentando a lenda de que a maldição do pajé-onça finalmente se cumprira.
Antônio Mocinha é o nome de uma imponente praça, a principal de Andorinhas, em frente à Matriz, ocupando todo um quarteirão, de frente para o rio Negro. No centro da praça, um pequeno monumento traz seu nome completo e datas de nascimento e morte, entre as quais transcorreram não mais que doze anos e alguns meses. E uma rara foto, colorizada, ampliada cinco ou seis vezes, deixando os grânulos visíveis, testemunhando o quanto Antônio Mocinha fora belo.     



A poesia é necessária?



Soneto
Francisco Otaviano (1825-1889)


Morrer, dormir, não mais, termina a vida,
E com ela terminam nossas dores;
Um punhado de terra, algumas flores...
E às vezes uma lágrima fingida.

Sim, minha morte não será sentida:
Não tive amigos e nem deixo amores;
E se os tive, tornaram-se traidores,
Algozes vis de um’alma consumida.

Tudo é podre no mundo! Que me importa
Que amanhã se esboroe ou que desabe,
Se a natureza para mim é morta?!

É tempo já que o meu exílio acabe...
Vem, vem, ó morte! ao nada me transporta:
Morrer, dormir, talvez sonhar, quem sabe!


quarta-feira, 1 de julho de 2020

Fantasy Art - Galeria


Autor desconhecido.