Amigos do Fingidor

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Vinicius de Moraes na Quarta Literária

Promovida, há 10 anos, pela Livraria e Editora Valer e coordenada pelo professor Tenório Telles, a Quarta Literária é um encontro mensal entre escritores, pesquisadores, professores de literatura, estudantes e leitores, onde são discutidas idéias sobre temas ligado à literatura.

Realizada sempre na primeira quarta-feira de cada mês, tornou-se espaço de geração de novos conhecimentos e de diálogo intelectual. Após as discussões há sorteio de livros e é servido o "Chá Poético".

O encontro do mês de outubro acontecerá dia 1.º, com início às 18h30, no Espaço Cultural Valer, altos da Livraria Valer, situado na avenida Ramos Ferreira, 1195, Centro. O tema abordado será "Vinícius de Moraes – vida e poesia". Quem ministrará a palestra será o professor José Almerindo. Após a conferência, será lançado o livro "Fé e Fogo", do escritor Marco Adolfs.

Sobre a palestra

Vinícius de Moraes, se ainda estivesse vivo, completaria 95 anos no próximo dia 19 de outubro. Conhecido mundialmente por suas famosas composições musicais, Vinicius será apresentado nesta conferência como o grande poeta que foi em vida.

Segundo o professor Almerindo, Vinícius tinha um lado religioso muito forte e também expressava isso em seus poemas. "A família dele era católica e tinha formação cristã. Depois que Vinícius começou a compor outros temas deixou a religião um pouco de lado, sendo que mesmo assim, vez por outra, escrevia algo ligado a religião", explica. Na palestra, um dos destaques será um poema que Vinícius fez para Francisco de Assis. "O interessante é que em seus textos ele fala de santos como se fossem seus amigos", conta.

Vinícius era um homem bastante generoso, diz o professor Almerindo. "As mulheres com as quais ele se relacionou e que foram marcantes em sua vida, sempre recebiam sua ajuda financeira; das separações pelas quais passou, ele saiu de casa levando apenas suas roupas e seus livros". Vinícius também era um boêmio inveterado. "Costumava dizer que o uísque era o seu melhor amigo engarrafado, num trocadilho da frase sobre o melhor amigo do homem". Vinicius morre, na manhã de 9 de julho, de edema pulmonar, em sua casa, na Gávea, em companhia de Toquinho e de sua última mulher.

Abrilhantando a noite, poetas do Clube Literário do Amazonas, juntamente com o poeta Dori Carvalho, farão um recital com poemas de Vinícius; haverá também uma exposição dos artistas plásticos Paulo Olivença e Bruna Marinho.