Amigos do Fingidor

domingo, 28 de setembro de 2008

Sucessão na Academia Amazonense de Letras

A vaga deixada pelo saudoso senador Jefferson Péres já está com data marcada para reunir os contendores: a AAL estará recebendo inscrições até o próximo dia 20 de outubro. A propósito, a viúva do senador, Sra. Marlídice Péres, enviou cartas pessoais aos acadêmicos, conclamando-os a escolher um nome “portador de reais afinidades com o tipo de pessoa que foi Jefferson, no respeitante à multifacetada e genuína cultura, produção intelectual sólida, respeito à ética e ao interesse público, e, principalmente, reconhecido amor por nossa cidade de Manaus.” Dona Marlídice cita como portadores dessas credenciais a historiadora Etelvina Garcia e o romancista Milton Hatoum, nomes que, sou eu que o digo, só engrandeceriam a Academia Amazonense de letras.

Aníbal Beça lança 50 poemas escolhidos

Poemas escolhidos não são, necessariamente, poemas preferidos, pelo menos quando a escolha é feita pelo autor. Nesse volume, da Editora Galo Branco, Anibal Beça procurou reunir documentos ilustrativos de preocupações e processos, através diferentes fases da vida. E é assim, pois, que na seleta, o leitor encontrará poemas dos livros "Convite frugal", "Noite desmedida", "Mínima fratura", "Filhos da várzea", "Hora nua", "Suíte para os habitantes da noite" e "Terna colheita" mais com o interesse de propiciar uma visão bem ampla de sua obra do que contemplar o que mais lhe agrada.

O livro que deveria ter sido lançado em dezembro de 2007, foi sendo adiado em virtude de outras ocupações do poeta frente ao Conselho e ao Fundo Municipal de Cultura, já está agendado para ocorrer no dia 11 de outubro, às 10h00, na Livraria Valer.