Pedro
Lucas Lindoso
O
Cristo Redentor é símbolo do Rio de Janeiro; a Estátua da Liberdade, de Nova
Iorque; e a Torre Eiffel, de Paris. Nossa Manaus tem como logomarca turística o
icônico Teatro Amazonas. A nossa “opera house”.
Procurei
no Google quais seriam as mais bonitas e glamorosas “opera houses”. As que mais
se destacam são o Metropolitan Opera House, em Nova York, o Harbin Grand
Theatre, na China, o Palais Garnier, em
Paris, o Teatro Colón de Buenos Aires, o
Teatro Alla Scala de Milão, a Vienna State Opera, a Sydney Opera House, e,
claro, o Bolshoi Theater, em Moscou.
Essas
listas de mais bonitas e mais glamorosas são de uma subjetividade e
relatividade impressionantes. Depende de quem as elabora e de interesses
comerciais, turísticos e econômicos. Dizem que tudo é relativo. Mas grana,
poder e prestígio influenciam em tudo e por tudo.
No caso
das “operas houses” há de se considerar a época e a localização desses teatros.
Inaugurado em 1778, o Teatro Alla Scala de Milão é, provavelmente, e em minha
opinião, a mais famosa casa de ópera que existe. Não se pode compará-la com o
Metropolitan Opera House, de Nova Iorque. A plateia do Metropolitan tem
capacidade para 3.995 pessoas, o que faz dela a maior casa de ópera do mundo.
Ocorre que o Metropolitan é de 1963 e o Scala de Milão é do século 18!
O
Teatro Colón de Buenos Aires é maior que o nosso Teatro Amazonas. Mas não há
dúvidas que tanto o Municipal do Rio de Janeiro quanto o nosso Teatro Amazonas
superam o Colón em charme e grandiosidade. Que me desculpem os hermanos.
Em
Brasília temos o Teatro Nacional Claudio Santoro. Foi projetado em 1958 por
Oscar Niemeyer. Chamado inicialmente de “Teatro Nacional de Brasília”, a partir
de 1989 passou a se chamar oficialmente “Teatro Nacional Claudio Santoro”, em
homenagem ao maestro e compositor amazonense que criou e dirigiu a sua
orquestra. Está em reforma há muitos anos. Os brasilienses aguardam a conclusão
das obras com ansiedade.
Levei
uns amigos de Brasília para conhecer o nosso Teatro Amazonas. O guia turístico,
com desculpável ufanismo baré, dizia que Manaus era a única cidade do mundo que
tinha um teatro como símbolo e logomarca.
Alguém
protestou dizendo que o Teatro de Sydney é um dos edifícios de espetáculos mais
marcantes em nível mundial, e um dos símbolos não só da cidade como da
Austrália.
A ponte
Rio Negro, que quer o lugar do teatro como símbolo da cidade, sorriu.
Teatro Amazonas. |