Amigos do Fingidor

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Professores

 Pedro Lucas Lindoso 


Dia 15 de outubro. Como todos os anos, é dia de saudar os professores.

Sou de uma família de professores. Meu pai, José Lindoso, foi professor. Não se furtava em explicar e ensinar aos filhos. Sempre com desvelo e alegria. Nosso maior mestre. Em tudo e por tudo.

Tive a felicidade de ter tido muitos e inesquecíveis professores. E também a alegria de ensinar. E ter tido a oportunidade de ter muitos alunos inesquecíveis também.

Há um autor da Literatura Medieval Inglesa chamado Geoffrey Chaucer. Foi ainda filósofo e diplomata.  Autor da obra Os Contos de Canterbury (The Canterbury Tales, em Inglês). O primeiro grande clássico da literatura mundial composto em língua inglesa.

Nesse fantástico livro há vários contos narrados por personagens. Eles são peregrinos em uma viagem de Southwark, em Londres, até a Catedral de Canterbury. O objetivo é visitar o túmulo de São Thomas Becket.

Dentre esses personagens o meu preferido é o monge (“the monk”). Os contos de nosso monge são trágicos, na verdade. Ele relata vários acontecimentos mas é interrompido pelo cavaleiro sob o argumento de que estava cansado de tristezas.

O meu afeto pelo monge reside no fato de que ele é professor. E, como eu, um apaixonado por livros. Tinha muito orgulho de sua vasta biblioteca. Na Idade Média, antes do advento da prensa de Gutemberg, os livros eram raros e caríssimos. Dos peregrinos, incluindo um reitor e um advogado, o monge era o que possuía mais livros. Tinha seis livros. Uma verdadeira riqueza para aquela época!

O monge deveria ser o que hoje seria um estudante de pós-graduação, que estuda e leciona. De suas falas a que eu jamais esqueci diz: “I gladly learn and I gladly teach”, cuja tradução livre seria: “Eu aprendo com alegria e ensino com alegria”.

Para os professores se tornarem inesquecíveis e que eles também possam se lembrar de alguns alunos é preciso que se ensine e se aprenda com alegria.

Para tal, os professores precisam de qualificação, respeito, dignidade e bons salários.

Feliz dia aos professores e seus alunos. Com alegria!