Quando a
palavra dominante é crise, três
jovens, de 21 a 24 anos, desafiam a lógica do mercado, que já derrubou tantos
grandes – locais e nacionais – e lançam, hoje, uma nova editora, inicialmente,
apenas virtual: Polaris.
Polaris é a
estrela que guia os viajantes, ou que guia seus sonhos. E é exatamente isto que
a Editora Polaris quer ser: uma nova
referência para escritores e aficionados por leitura. Com o objetivo de
promover novos autores por meio da produção, publicação e venda de e-books, e
eventualmente livros impressos, a Polaris se lança no mercado editorial
disposta a ser a estrela do Norte que trará, ao grande público, as mais
diversas obras literárias.
A equipe
inicial é composta por Rebeca Barbosa, 21, Designer e Pós-Graduanda em
Marketing, Publicidade e Propaganda; Letícia Pinto Cardoso, 24, Licenciada em
Letras e Mestranda em Estudos Linguísticos; e Guilherme Mateus, 24, formado em
Análise de Sistemas.
Segundo
Rebeca Barbosa, CEO da nova empresa, “a ideia surgiu quando a vontade de
publicar um livro por uma editora local se tornou difícil. Eu vi muitos amigos
tentando publicar seus textos em editoras da região, mas recebendo apenas
respostas negativas, sempre quis poder ajudá-los, sempre fui apaixonada por Design
Editorial desde a universidade, porém, tinha medo de começar. O mercado no
Brasil exige muito dinheiro e preparação. Conheci o Guilherme, que botou o
maior gás no meu sonho, e disse: ‘Vamos fazer!’ Foi então que entrei em contato
com a Letícia para iniciarmos a busca por autores regionais e nacionais.
Ela
acrescenta ainda que “trabalhar no mercado editorial é um sonho desde muitos
anos atrás, é muito importante fazer parte disso. O livro, o jornal, a revista,
são materiais que deixaram de ser meras publicações e começaram a se tornar
objeto de desejo para muitos consumidores.”
Para a editora
Letícia Pinto Cardoso, “o mercado editorial é um agente importante na formação
de cultura, nas discussões que interessam à sociedade, ou até mesmo as que são
negligenciadas. Entendemos o livro não apenas pelo apreço que temos por seu
valor cultural, sentimental, mas ainda como um produto social. Aliás, estamos
produzindo romances com protagonistas lésbicas, porém que vão além deste rótulo
da orientação sexual, porque nós também queremos alcançar o público LGBT, mas sem
os apelos comuns, queremos apresentar material, histórias de qualidade, com que
possam se identificar, e nós faremos isso!”
Letícia
completa dizendo que o mercado “ainda está crescendo nessa área, mas o fator
acesso à Internet e as facilidades que um livro digital tem, desde os baixos
custos, acesso ao consumidor, até as opções de leitura, são fatores que nos
levaram a querer investir nisso.”
Questionados
sobre a pouca idade e experiência do grupo, Rebeca afirma que “apesar de
jovens, vamos entregar tudo em alta qualidade para todos os escritores que
fecharem conosco. Temos experiência em produção de livros, eu já fiz diversos
serviços de diagramação e algumas capas para a Valer, enquanto a Letícia trabalhou, e ainda trabalha, com revisão
de textos. E mesmo com a concorrência, e o espaço que ocupam, estaremos em
vertentes diferente das outras editoras.”
Perguntada
sobre como será esse início, Rebeca Barbosa responde com segurança:
– e-books
são nossa carta na manga. Estaremos recebendo materiais de escritores locais e
nacionais para serem analisados, oferecemos a publicação gratuita, com todos os
requisitos, como o registro na biblioteca nacional, lançamento, eventos online,
marketing do livro, acompanhamento editorial, tudo o que um livro tem direito,
sem tirar nem pôr. Estamos também preparando uma área exclusiva para nossos
escritores, como uma rede social, mas direcionada apenas para eles – é uma
forma de mantermos sempre contato e atualizações entre nós, autores e Editora. E
vamos trabalhar com livros impressos sim, esse é o nosso maior objetivo depois
dos e-books.
O analista
de sistemas e diretor de tecnologia Guilherme Mateus fala de outros planos:
– Também
queremos estrear em breve nossa biblioteca online, ela já tem nome, se chamará Labstore, na qual os leitores poderão
ter acesso aos nossos livros por uma pequena taxa por mês (a ser definida). A
inauguração ainda não tem data, mas está prevista para o segundo semestre deste
ano. Em nosso site também teremos loja on-line (onde estarão todos os títulos
de nossa editora, tanto e-books quanto impressos), Blog (com dicas de escrita,
artigos, resenhas, consultoria com revisores e mais).
A editora
Letícia adianta que escritores do sul e do sudeste do Brasil já estão em fase
de negociações com a Polaris, assim como alguns autores de Manaus. Ela ressalta
que qualquer um pode submeter o material diretamente no site: www.editorapolaris.com.br.
Sobre o
endereço físico da editora, o grupo tem planos para um futuro próximo, mas
antes quer conquistar novos autores e o coração dos leitores, para depois
pensarem numa base física da Editora. Isso é uma característica da estrela
Polaris que, de tempos em tempos, se contrai e depois se expande, variando seu
brilho nesse processo. Da mesma forma a Editora Polaris:
– Daremos
alguns passos que agora parecem pequenos, mas que são a base para um caminho
mais longo – e belo!
Para saber
tudo sobre a Polaris, além do site, acompanhe
nas redes sociais:
Contatos:
contato@editorapolaris.com.br
Rebeca
Barbosa – CEO e Diretora de Design – (92) 99212-8454
Letícia Cardoso
– Editora e Diretora de Conteúdo – (92) 98271-3152
Guilherme Mateus
– Diretor de Tecnologia – (92) 99252-6942