Amigos do Fingidor

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Nasce uma estrela: Polaris



Quando a palavra dominante é crise, três jovens, de 21 a 24 anos, desafiam a lógica do mercado, que já derrubou tantos grandes – locais e nacionais – e lançam, hoje, uma nova editora, inicialmente, apenas virtual: Polaris.  

Polaris é a estrela que guia os viajantes, ou que guia seus sonhos. E é exatamente isto que a Editora Polaris quer ser: uma nova referência para escritores e aficionados por leitura. Com o objetivo de promover novos autores por meio da produção, publicação e venda de e-books, e eventualmente livros impressos, a Polaris se lança no mercado editorial disposta a ser a estrela do Norte que trará, ao grande público, as mais diversas obras literárias.

A equipe inicial é composta por Rebeca Barbosa, 21, Designer e Pós-Graduanda em Marketing, Publicidade e Propaganda; Letícia Pinto Cardoso, 24, Licenciada em Letras e Mestranda em Estudos Linguísticos; e Guilherme Mateus, 24, formado em Análise de Sistemas.

Segundo Rebeca Barbosa, CEO da nova empresa, “a ideia surgiu quando a vontade de publicar um livro por uma editora local se tornou difícil. Eu vi muitos amigos tentando publicar seus textos em editoras da região, mas recebendo apenas respostas negativas, sempre quis poder ajudá-los, sempre fui apaixonada por Design Editorial desde a universidade, porém, tinha medo de começar. O mercado no Brasil exige muito dinheiro e preparação. Conheci o Guilherme, que botou o maior gás no meu sonho, e disse: ‘Vamos fazer!’ Foi então que entrei em contato com a Letícia para iniciarmos a busca por autores regionais e nacionais.

Ela acrescenta ainda que “trabalhar no mercado editorial é um sonho desde muitos anos atrás, é muito importante fazer parte disso. O livro, o jornal, a revista, são materiais que deixaram de ser meras publicações e começaram a se tornar objeto de desejo para muitos consumidores.”

Para a editora Letícia Pinto Cardoso, “o mercado editorial é um agente importante na formação de cultura, nas discussões que interessam à sociedade, ou até mesmo as que são negligenciadas. Entendemos o livro não apenas pelo apreço que temos por seu valor cultural, sentimental, mas ainda como um produto social. Aliás, estamos produzindo romances com protagonistas lésbicas, porém que vão além deste rótulo da orientação sexual, porque nós também queremos alcançar o público LGBT, mas sem os apelos comuns, queremos apresentar material, histórias de qualidade, com que possam se identificar, e nós faremos isso!”

Letícia completa dizendo que o mercado “ainda está crescendo nessa área, mas o fator acesso à Internet e as facilidades que um livro digital tem, desde os baixos custos, acesso ao consumidor, até as opções de leitura, são fatores que nos levaram a querer investir nisso.”

Questionados sobre a pouca idade e experiência do grupo, Rebeca afirma que “apesar de jovens, vamos entregar tudo em alta qualidade para todos os escritores que fecharem conosco. Temos experiência em produção de livros, eu já fiz diversos serviços de diagramação e algumas capas para a Valer, enquanto a Letícia trabalhou, e ainda trabalha, com revisão de textos. E mesmo com a concorrência, e o espaço que ocupam, estaremos em vertentes diferente das outras editoras.”

Perguntada sobre como será esse início, Rebeca Barbosa responde com segurança:
– e-books são nossa carta na manga. Estaremos recebendo materiais de escritores locais e nacionais para serem analisados, oferecemos a publicação gratuita, com todos os requisitos, como o registro na biblioteca nacional, lançamento, eventos online, marketing do livro, acompanhamento editorial, tudo o que um livro tem direito, sem tirar nem pôr. Estamos também preparando uma área exclusiva para nossos escritores, como uma rede social, mas direcionada apenas para eles – é uma forma de mantermos sempre contato e atualizações entre nós, autores e Editora. E vamos trabalhar com livros impressos sim, esse é o nosso maior objetivo depois dos e-books.

O analista de sistemas e diretor de tecnologia Guilherme Mateus fala de outros planos:

– Também queremos estrear em breve nossa biblioteca online, ela já tem nome, se chamará Labstore, na qual os leitores poderão ter acesso aos nossos livros por uma pequena taxa por mês (a ser definida). A inauguração ainda não tem data, mas está prevista para o segundo semestre deste ano. Em nosso site também teremos loja on-line (onde estarão todos os títulos de nossa editora, tanto e-books quanto impressos), Blog (com dicas de escrita, artigos, resenhas, consultoria com revisores e mais).

A editora Letícia adianta que escritores do sul e do sudeste do Brasil já estão em fase de negociações com a Polaris, assim como alguns autores de Manaus. Ela ressalta que qualquer um pode submeter o material diretamente no site: www.editorapolaris.com.br.

Sobre o endereço físico da editora, o grupo tem planos para um futuro próximo, mas antes quer conquistar novos autores e o coração dos leitores, para depois pensarem numa base física da Editora. Isso é uma característica da estrela Polaris que, de tempos em tempos, se contrai e depois se expande, variando seu brilho nesse processo. Da mesma forma a Editora Polaris:

– Daremos alguns passos que agora parecem pequenos, mas que são a base para um caminho mais longo – e belo!

Para saber tudo sobre a Polaris, além do site, acompanhe nas redes sociais:

Contatos: contato@editorapolaris.com.br

Rebeca Barbosa – CEO e Diretora de Design – (92) 99212-8454

Letícia Cardoso – Editora e Diretora de Conteúdo – (92) 98271-3152

Guilherme Mateus – Diretor de Tecnologia – (92) 99252-6942