Pedro Lucas Lindoso
Quando
menino fiz o Curso Primário no Grupo Escolar Saldanha Marinho. Lá me foi
ensinado que o ano tinha quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. A
primavera é a estação das flores, o verão do calor, no outono as folhas caem e
no inverno faz frio e neva.
Isso
tudo parecia muito abstrato e estranho. Não só para mim, mas penso que para
toda a curuminzada. A verdade é que, na nossa região, na primeira metade do ano
chove mais. É menos quente. E no segundo semestre chove um pouco menos. Faz
mais calor.
Os
livros das escolas dos anos sessenta eram escolhidos pelos professores do
Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Compulsoriamente, adotados para todos os
alunos Brasil afora.
Os
tempos mudaram e hoje existe a tal BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Fui
pesquisar e descobri que as estações do ano devem ser ensinadas no primeiro ano
do Fundamental. Segundo a BNCC o objetivo da aprendizagem é identificar o ritmo
natural das estações. Os alunos devem desenvolver habilidades de comparar sua
realidade com outras.
Isso é
muito bom. Os professores devem ensinar aos alunos que de dezembro a junho os
rios ficam cheios. E de julho até o final do ano é a vazante. O ensino das
estações do ano está vinculado à influência do hemisfério norte em nossa
cultura. Lá tem neve no inverno. E no Brasil? As quatro estações do ano são bem
definidas somente na região sul. É importante que as crianças sejam ensinadas
na sua realidade.
Por
aqui não temos estações do ano visíveis como na Europa, nos Estados Unidos e no
sul do Brasil. Temos o regime das águas. Francisco Vasconcelos, saudoso membro
do clube da Madrugada, em seu clássico romance descreve esse regime com
maestria. Aborda a nossa condição humana e como nossos caboclos são obedientes
às ordens da natureza. Os rios enchem e depois há a vazante. Como é esplêndida
a nossa capacidade de adaptação e de escolhas.
O
regime das águas está vinculado ao regime das chuvas. Neste ano o regime das
chuvas está sob o efeito do fenômeno La Niña. Tem chovido muito e os rios estão
excepcionalmente cheios. Uma cheia já considerada histórica.
Ao
falar sobre estações do ano, os professores de Geografia do Fundamental não
podem esquecer de ensinar a seus alunos os regimes. É importante saber que aqui
há o regime das águas dos rios. E o regime das chuvas. Não esqueçam de falar da
cheia e desses regimes.