Amigos do Fingidor

terça-feira, 28 de maio de 2024

Somos assim mesmo

 Pedro Lucas Lindoso

 

Chaguinhas me telefonou, convidando-me para um chope no Bar do Armando. Ao encontro iriam o José, o Silva e o Antero. Disse-lhe que ainda estava com problemas de locomoção. Mas que me telefonasse novamente contando do encontro.

Chaguinhas me disse que o “happy hour” foi muito bom. Falou-se de futebol. José se gabou do sucesso de seu Flamengo. Antero das tristezas de ser Vasco. Mas que seu time voltará a ser campeão em breve. Silva lembrou-se dos tempos em que jogava no peladão. Chaguinhas me disse desolado:

– Não falei sobre minha humanidade. Não ouvi nada sobre a humanidade deles.

Então me contou do campeonato de dominó. Disse-me que foi ótimo. Ele e Silva ficaram em segundo lugar. Conversaram muito. Mas ninguém falou sobre as suas humanidades. Chaguinhas também não falou sobre a humanidade dele.

Depois me contou do jantar na casa de Antero. O assunto foi política. Em especial as próximas eleições. Muita indefinição. Houve discussões e alguns constrangimentos. Os homens estavam na varanda sozinhos. Ninguém falou sobre suas humanidades.

Chaguinhas então mencionou o passeio de barco com a turma do trabalho. Foram pescar. Falaram sobre mulheres, política e futebol. Chaguinhas não teve oportunidade de falar sobre a sua humanidade. Nem ouviu nada da humanidade dos colegas.

No futebol das quartas, na casa do José, também não falaram sobre a sua humanidade. Ninguém falou da humanidade deles. No final de semana, houve churrasco na chácara da família. Estavam lá os irmãos, cunhados, primos e sobrinhos. Falou-se sobre tudo. Menos sobre a minha, a nossa, a humanidade deles.

O sogro do Antero faleceu. No velório ninguém falou sobre as suas humanidades. Nem sobre a humanidade do defunto. Nem tampouco sobre a humanidade do Chaguinhas.

No casamento da filha do Fausto havia uma mesa só de homens. Conversaram sobre tudo. Até sobre religião. Um assunto delicado. Chaguinhas me disse que não teve chance de falar sobre a sua humanidade. Também não se falou sobre a humanidade dos homens presentes. Os homens não gostam de falar sobre suas humanidades. Deve ser a causa de viverem menos que as mulheres

No final da conversa disse ao Chaguinhas:

– Me desculpe aí, Chaguinhas. Não quero falar sobre a sua humanidade. Não quero falar sobre a minha humanidade. Não gosto de falar sobre a humanidade de ninguém. Nós homens somos assim mesmo.