Amigos do Fingidor

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Produção de texto poético (uma introdução) – VII

Zemaria Pinto


30 – Para efeito didático, podemos dividir o poema em cinco níveis, facilitando assim a sua análise: os níveis espacial, lexical, sintático, fônico e semântico.

31 – Espacial, onde se verifica a distribuição do texto no papel. Pode parecer bobagem, mas a forma como poeta distribui o poema na folha em branco não é gratuita, por isso deve ser considerada.

32 – Lexical, onde se localizam as palavras, em estado primordial, de dicionário. Na análise de um poema, todas as palavras utilizadas devem ser conhecidas, sob pena de não se conseguir fazer todas as conexões possíveis.

33 - Sintático, onde se organizam as palavras, formando frases, orações, períodos. Pela organização sintática é possível deduzir o estilo utilizado; o mais importante, entretanto, é ter certeza de que a leitura que se faz é a mais coerente, porque um estilo empolado, muitas vezes, induz ao erro de leitura, e, conseqüentemente, de análise.

34 - Fônico, onde as palavras são observadas a partir dos fonemas que as compõem, ensejando, por força da repetição, uma musicalidade que se relaciona diretamente com o conteúdo do texto. Compõem o nível fônico do texto poético as seguintes figuras de efeito sonoro, baseadas, enfatizamos, na repetição de fonemas e palavras: rima, aliteração, assonância, onomatopéia, paronomásia, antanáclase, refrão. Mas a poesia também tem, ou pode ter, melodia e ritmo, obtidos a partir da disposição dos metros dos versos e de seus acentos tônicos.

35 - Semântico, onde as palavras assumem significados e sentidos não necessariamente derivados do nível lexical. São os tropos, linguagem em sentido figurado. Na verdade, o nível semântico envolve o poema como um todo – não é uma simples ocorrência, é um processo, que leva em conta os outros níveis, cada um deles contribuindo, em menor ou maior grau, para o entendimento do poema. No nível semântico, a ocorrência formal é separada apenas para fins didáticos, pois ela concorre com o todo do poema para possibilitar a sua leitura, ou leituras. Desta forma, podemos isolar três tipos de figuras que concorrem para a formação do nível semântico: as figuras de similaridade, de contigüidade e de oposição.

36 – Entre as figuras de similaridade, que ocorrem por comparação, temos a metáfora, a sinestesia e a alegoria.

37 – As figuras de contigüidade caracterizam-se pela proximidade entre os objetos cujos nomes são intercambiados; são elas a metonímia, a sinédoque e a antonomásia.

38 – Finalmente, as figuras de oposição ocorrem quando há contradição de idéias num mesmo enunciado; é o que ocorre com a antítese, o oximoro e a ironia.

Continuamos.