Amigos do Fingidor

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Produção de texto poético (uma introdução) – I

Zemaria Pinto

Em datas recentes, ministrei a palestra Produção de texto poético (uma introdução) para duas turmas diferentes – uma de professores da rede pública, outra de alunos de Letras. Como o resultado me pareceu satisfatório, vou postar aqui algumas reflexões a respeito do assunto.

1 – Assim como entre os profissionais de Relações Humanas desenvolveu-se a idéia de CHA (iniciais de conhecimento, habilidade e atitude), podemos usar para o texto poético o correspondente CHT (conhecimento, habilidade e talento).

2 –
O conhecimento estará concentrado na aquisição dos conceitos necessários à compreensão do fenômeno literário. A habilidade refere-se à técnica de escrever, indispensável a quem quer levar o negócio a sério. Ambos, conhecimento e habilidade, podem ser desenvolvidos. A tendência, aliás, se o escritor for sério, é o crescimento e o amadurecimento, tanto em relação ao conhecimento (nunca vamos aprender tudo) quanto à técnica (quando não houver nada mais a aprender, inventamos).

3 – O terceiro item, talento, assim como atitude para RH, é algo inato: ou o sujeito tem ou não tem. Não se desenvolve, não se ensina, não se adquire. O talento, no escritor, precisa ser descoberto a partir da combinação de C e H – conhecimento/conceitos e habilidade/técnica.

Continuamos.