Amigos do Fingidor

terça-feira, 5 de junho de 2018

Cadê o queijo? Guardaram o queijo



Pedro Lucas Lindoso


Brincando com minha netinha Maria Luísa. Abro sua mãozinha e conto os dedinhos: dedo mindinho, seu vizinho, maior de todos, fura bolo e cata piolho. E pergunto:
– Cadê o queijo que estava aqui?
A resposta deve ser: O rato comeu.
Por falar em queijo, quando eu era menino aguardávamos ansiosos a chegada de caixinhas de queijo Catupiry. Não havia o tal queijo na Manaus tão mal abastecida antes da Zona Franca. Parentes em viagem ao Rio de Janeiro traziam a famosa caixinha de madeira de Catupiry, por encomenda.
Prima Erzila era prima de meu pai. Mas todos a chamavam de prima. Passava longas temporadas hospedada em nossa casa. Minha mãe não se importava. Era mais uma a reparar a meninada. Éramos sete filhos de idades diferentes.
Por algum motivo ela se arvorava guardiã do queijo. Ao final das refeições aparecia subitamente com a caixa do queijo e dizia:
– Quem quer queijo? Ninguém quer queijo. Guarda o queijo!
Não havia chances nem tempo de nos atrevermos a pedir o famoso queijo. Tínhamos que nos contentar com o queijo coalho vindo do Careiro. Até hoje aquele município é grande produtor de queijo coalho. Que é muito gostoso.
Estamos em época de Copa do Mundo. Uma conhecida loja de ”fast food” está lançando uma série de sanduíches especiais,  homenageando os países que já conquistaram o Mundial – Brasil, Alemanha, Espanha, Uruguai, Argentina, Inglaterra, Itália e França.
Cada dia um desses países é homenageado. Mas o nosso sanduíche tem todo dia. A propaganda do sanduíche Brasil fala em pão com dois hambúrgueres, queijo coalho, mix de folhas, bacon e maionese verde.
Pasmem! Por alguma razão, os sanduíches comercializados em Manaus não levam queijo coalho! Ninguém sabe dizer porquê.    
O gerente de uma das lojas disse que era uma questão de logística. Os sanduíches de Manaus não vão levar queijo coalho.
Mas que absurdo! Tanto queijo coalho feito aqui, no Careiro!
Só resta aos manauaras perguntar ao comprar o sanduíche Brasil: Cadê o queijo coalho? Guardaram o queijo? Ou o rato comeu?