Amigos do Fingidor

terça-feira, 26 de junho de 2018

Desisto!



Pedro Lucas Lindoso


Após submeter-se a um exaustivo processo seletivo, o paulistano Rui chegou à cidade para assumir um posto de gerente numa empresa do PIM – Polo Industrial de Manaus.
Ao chegar ao Setor de Recursos Humanos foi informado que teria que se submeter a exames médicos admissionais. Uma simpática enfermeira lhe entregou um envelope com as instruções e várias guias médicas. Tudo pré-requisito para a consulta final com a exigente médica do trabalho da empresa. A jovem doutora é nora do diretor de RH e está fazendo pós em Medicina do Trabalho. Está exigindo uma gama de novos exames admissionais.
Rui resolveu dar uma olhada no envelope. Uma verdadeira via crucis. Levaria, no mínimo, uns três ou quatro dias. Havia dormido mal. Faltou luz e o ar-condicionado parou por duas horas. Fazia calor. Muito calor.
Hemograma completo. Urina. Fezes. PSA. Abdominal de próstata. Mas não tenho 40 anos, argumentou Rui .
– Melhor fazer. Senão ela encaminha para o proctologista, disse a enfermeira.
– Fonoaudióloga? É preciso mesmo?
– O senhor não é gago nem fanho. Relaxe.
– Mamografia? Estou surpreso!
– Desculpe a minha falha. Devolva-me o de papanicolau e a consulta à ginecologista. O senhor não é trans, por acaso? Assim que acabar todos os exames, pode retornar.
No dia seguinte, no laboratório, foi questionado se havia feito muito exercício físico e sexo. Faria o PSA para próstata e, caso afirmativo, teria que voltar no dia seguinte. Dito e feito.
Uma maratona de quatro dias entre exames e consultas. Enfrentou o trânsito e o calor da cidade com galhardia. Mas estava exausto. Finalmente, agendou com a psiquiatra. Última das exigências da jovem médica do trabalho.
Atendimento por ordem de chegada. A partir das 13 horas. Havia vários pacientes na sala muito pequena e estreita. O ar não estava funcionando. Calor e abafado. Um senhor gordo dormitava ao seu lado. Outros dois conversavam sobre suas frustradas tentativas de suicídio. Um rapaz taciturno não tirava os olhos de Rui. De repente um apagão e a luz foi embora. Estava ali há quase duas horas. Sentiu medo e desânimo ao ser informado que havia ainda quatro pessoas na sua frente. Rui então pensou alto:
– Desisto. Da consulta, do emprego e da cidade. Saiu de lá direto para o aeroporto e tomou o primeiro voo para São Paulo.