Amigos do Fingidor

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

No meio do pitiú



Pedro Lucas Lindoso


Um dos problemas de segurança da aviação aérea na Amazônia são os urubus.
Uma grande empresa mineradora contrata parte de sua força de trabalho numa cidade do interior do Amazonas. Há necessidade de transportá-los para a área de extração, no meio da floresta. O aeroporto da cidade fica próximo de um lixão. Portanto, uma grande quantidade de urubus na área.
Houve necessidade de se fechar temporariamente o aeroporto. Tal fato prejudicou o transporte e a efetiva contratação dos empregados daquela cidade.
Com o fechamento do aeroporto e a consequente dispensa de vários trabalhadores, o Ministério Público do Trabalho foi acionado.
A polêmica foi instaurada. De um lado os interessados queriam exterminar os urubus para garantir os empregos e a integridade dos trabalhadores. De outra banda, os ambientalistas ressaltavam a importância dos urubus na natureza.
O pessoal dos órgãos ambientais alega que os urubus contribuem para a manutenção e limpeza do meio-ambiente. Eles ajudam na prevenção da propagação de doenças, evitando putrefações. Consequentemente, se evitam doenças aos seres vivos.
Aqui em Manaus, o Cindacta contrata um fogueteiro para espantar os urubus nas proximidades do Aeroporto Eduardo Gomes. Não há lixão por lá. Acontece que na encruzilhada da estrada do aeroporto com a Avenida do Turismo, frequentemente são feitas oferendas religiosas envolvendo animais. Daí a concentração deles!
Os paraenses foram mais práticos e inteligentes. A grande concentração de urubus em Belém é na região do mercado Ver-o-Peso. Que fica muito distante do aeroporto.
Os urubus fazem a festa e o local é muito disputado. Um urubuzinho novo estava com dificuldade de se alimentar quando um urubu tiozão velho e sábio o interceptou. Deu o seguinte conselho ao urubuzinho:
– Vamos para a Ilha do Marajó. Lá é mais tranquilo. Não há tanta disputa como aqui no Ver-o-Peso.
O urubuzinho seguiu o mais velho até o Marajó. Mas voltou para o Ver-o-Peso no dia seguinte. Ao ser questionado pelo urubu tiozão, respondeu:
– Gosto mais daqui. É mais divertido aqui nessa mixórdia. Eu gosto de ficar por aqui. No meio do pitiú!