Amigos do Fingidor

terça-feira, 28 de maio de 2019

Um dedal por cinco cruzeiros



Pedro Lucas Lindoso


Na gramática do Português aprendemos que há substantivos comuns e próprios. Assim, usamos maiúsculas com os próprios. Há línguas que não há sequer letras e sim ideogramas.
No Inglês a gramática define substantivos “contáveis” e “incontáveis”. É que se usa “how many?”, que significa quantos para contáveis, e “how much” que significa quanto para incontáveis. Os contáveis são unitários e não temos problemas para quantificar. Já os “incontáveis” temos que ter parâmetros. Como quilos ou pacotes para quantificar arroz e feijão. Assim como litros ou frascos para vinhos e perfumes.
Os líquidos são sempre incontáveis. Muitos podem ser caros e preciosos como vinhos e perfumes.
Vamos falar de perfumes. Compra-se perfume em frascos cujo tamanho varia geralmente entre 50 a 300 ml. Mas há colônias de 500 ml e até um litro.
Meu amigo Chaguinhas me dizia que um empresário português trouxe uma ideia que faz sucesso na Europa aqui para o Brasil. O sujeito vende perfumes variados em embalagens de quatro tamanhos diferentes.  Vende perfumes a granel como se fosse a maior novidade do mundo.
– E não é Chaguinhas? Perguntei-lhe.
– Que nada. No seringal do meu avô havia um sujeito descendente de árabes que vendia de tudo. Inclusive perfume a retalho. Você sabe o que é um dedal?
– Sim. Um dedal é uma proteção feita à medida dos dedos humanos, usado para costurar. Respondi.
– Pois é. A medida usada pelo árabe era dedal. As mulheres compravam perfume a dedal.
Lembrei-me da gramática Inglesa. Os líquidos são incontáveis e precisam de uma medida. Aqui usamos os múltiplos do litro, mililitro (ml), quilolitro (kl) etc. Já nos Estados Unidos tem-se o galão, que equivale a 3,785 litros. Um pint ou pinta que é igual a 0,56 litros. O quarter ou um quarto que é 1,13 litros.
Mas nada disso valia no seringal do avô do Chaguinhas. Lá se vendia perfume por dedal ou “chiringada”. Antes de ir às festas a rapaziada comprava uma “chiringada” de perfume a um cruzeiro! E ficava todo mundo cheiroso. E o dedal, quanto custava? How much?
– Um dedal saía por cinco cruzeiros.