Amigos do Fingidor

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Sobre cores e preferências



Pedro Lucas Lindoso


Definitivamente, não concordo com essa divisão política entre “vermelhos” e “verde-amarelos”. Em minha opinião, as cores verde e amarela e suas inspirações patrióticas pertencem a todos os brasileiros, sem distinção política ou ideológica.
Lembro-me do movimento das “diretas já”, nos anos de 1983 e 1984. Foi patrocinado principalmente pelos partidos mais progressistas e de esquerda. O objetivo era a retomada das eleições diretas para presidente da República. O movimento mobilizou o país pela redemocratização. Os brasileiros todos se vestiram de verde e amarelo.
Aqui no Amazonas, os torcedores do Boi Garantido gostam do vermelho e os do Boi Caprichoso gostam do azul. Eu sou garantido e tenho roupas em tom de azul. Sobre a já desgastada polêmica de que meninos vestem azul e meninas cor-de-rosa, digo que não compraria um carro cor-de-rosa. Mas não me importo em usar uma gravata dessa cor. Sem esquecer a beleza das rosas. E rosas são rosas!
O vermelho nos Estados Unidos não representa o partido progressista, como é comum na Europa e Brasil. Nos Estados Unidos os progressistas usam azul e os conservadores, vermelho. O Presidente Trump usa gravatas vermelhas com frequência.
Quando visitamos o Peru, fomos à fantástica e histórica cidade de Cusco. O visitante se depara com bandeiras coloridas hasteadas em casas e órgãos públicos da cidade. A bandeira de Cusco, um dos símbolos do Império Inca, possui sete faixas coloridas.
Durante o Império Inca, a bandeira foi criada em homenagem ao deus “Arco-íris”. A bandeira na verdade representa o exército da antiga civilização Inca.
Muitos confundem a bandeira de Cusco com a bandeira do movimento LGBT. O guia peruano me informou que a bandeira de Cusco possui sete faixas, diferente da outra que têm somente seis.
A bandeira do nosso Estado do Amazonas lembra muito a bandeira dos Estados Unidos. Podem ser facilmente confundidas.
Eu particularmente não tenho uma cor favorita. No festival de Parintins, eu faço questão de vestir uma camisa vermelha e torcer pelo Boi Garantido. Na copa do Mundo, como bom brasileiro, me visto de verde e amarelo e torço fanaticamente pelo Brasil.
E você caro leitor, tem cor preferida?