Amigos do Fingidor

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Só no dinheiro vivo

Pedro Lucas Lindoso

 

Notícias preocupantes, vindas diretamente do Rio de Janeiro, sobre nossa estimada tia Idalina. Mais teimosa do que nunca, resolveu sair de todos os grupos de WhatsApp.

Até mesmo o “amigas do peito”. Grupo que se iniciou entre senhoras preocupadas com câncer de mama, menopausa e reposição hormonal. Ficaram tão amigas que já fizeram até excursões e viagens de turismo juntas. O último passeio foi a São Paulo. Foram assistir ao musical “Tarsila, a Brasileira”, que apresenta a vida da renomada pintora Tarsila do Amaral. Estrelado com Claudia Raia e o marido. Adoraram o espetáculo.

Tia Idalina adora esses passeios e vive saindo com as tais amigas do peito. Mas saiu do grupo. De todos os grupos e contatos. O pior de tudo é que anunciou que não usará mais celular.

Algumas pessoas acharam que tia Idalina havia falecido. Ela riu da estória. Estava muito nova para morrer.

Agora titia está afirmando que fez sessenta anos. O que é uma deslavada mentira. Uma pessoa que namorou um dos membros fundadores do Clube da Madrugada não tem só sessenta.

Coube a uma das sobrinhas de Idalina descobrir o motivo dessa drástica “morte digital” acontecida com titia. A primeira pergunta feita foi como ela viveria sem o aplicativo do banco.  Ela disse que há um caixa eletrônico perto. Desinstalou tudo.

Um verdadeiro suicídio. De acordo com vários de seus sobrinhos, não existe vida fora da web. Idalina pretende provar que é possível. Está com medo dos espiões do governo. Ela tem duas aposentadorias. Uma de professora outra de servidora estatutária dos Correios. Tudo lícito. Mas recebe ainda duas outras pensões de dois maridos falecidos. Tem medo que o Governo casse seus benefícios.

Ouviu falar que vão fiscalizar do pix passado ao verdureiro da feira ao pix pago como salário da empregada. Um absurdo, segundo Idalina. Explicou-se que o controle sempre existiu. Que ela não se preocupasse. Querem pegar grandes sonegadores, corruptos e traficantes. Não é o caso de tia Idalina. Mas ela está irredutível. Viu muita fake news nas redes sociais. Sabe-se que mentira tem perna curta. Mas o boato corre.

 E titia acreditou nas fake news e inverdades espalhadas dentro e fora das redes sociais. Mesmo porque notou que muitas pessoas estão recusando pix. Titia aloprou. Disse que ela, daqui para frente, vai trabalhar somente com numerário. Para Idalina agora só no dinheiro vivo.