Amigos do Fingidor

terça-feira, 13 de junho de 2023

Salva pelo aplicativo ou pelo santo?

Pedro Lucas Lindoso

 

Todo início de mês de junho, Leopolda, vamos chamá-la assim, desenvolve uma terrível ansiedade. Algumas vezes chega a beirar o pânico. A garota tem vinte anos de idade e nunca teve namorado.

Sabemos que dia doze é dia dos namorados. Todo ano, desde o Ensino Médio perguntam se ela recebeu algum presente. Ela sempre achou que o problema era seu nome esquisito. Apesar do apelido Leo, ela tinha que dizer aos paqueras que seu nome era Leopolda.

Alguém ensinou para Leopolda uma simpatia bastante eficaz: pegue uma imagem de Santo Antônio e coloque de cabeça para baixo na geladeira. Mentalize a chegada do amor da sua vida. Só tire o santo da geladeira quando você encontrar um amor. Caso passe um tempo sem encontrar, reforce o pedido e coloque a imagem no congelador, novamente.

Leopolda ouviu dizer que a simpatia seria mais eficaz se a imagem do santo fosse roubada. Leopolda então dirigiu-se a uma Lojinha de artigos católicos religiosos localizada no Bairro de Aparecida, aqui em Manaus, onde reside.

Entrou na loja muito nervosa. Nunca havia furtado coisa nenhuma. Resolveu comprar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Quando o vendedor se distraiu ela conseguiu colocar uma pequena imagem de Santo Antônio na bolsa.

Ao chegar em casa, para evitar gozações de seus irmãos, colocou a pequena imagem do santo dentro de um vidro escuro e etiquetou: “Remédio Leopolda. Não mexa”.

Naquela tarde viu uma mensagem pelo whatsapp de uma amiga da faculdade. A mensagem dizia que havia rompido com o namorado de seis meses. A amiga nunca ficava sem namorar e sempre fazia bullying com ela todo ano. Sentiu um alívio. Pelo menos por essa não seria incomodada.

Ligou imediatamente para a colega. Queria saber detalhes. A amiga lhe disse que o rapaz confessou que estava com passagem comprada para o boi de Parintins. Iria sem ela. Um absurdo. Mas não iria ficar só no dia dos namorados. Hoje existem aplicativos de namoro, mana!

Leopolda, entusiasmada, pediu-a para ajudá-la a arrumar um também. E deu certo. Ambas marcaram encontro no Amazonas Shopping. O “match” parece perfeito para ambas. Os rapazes são da mesma faculdade. No caso da Leo, a dúvida é se foi salva pelo aplicativo ou pelo santo.