Amigos do Fingidor

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Quarteto de Sopros da Amazônia no Projeto Sonora Brasil – 67 concertos

O projeto Sonora Brasil, do SESC, este ano homenageia Heitor Vilola-Lobos. O Quarteto de Soproas da Amazônia foi escolhido para levar a obra do grande compositor brasileiro a 63 cidades de 19 estados diferentes, num total de 67 concertos.
O Quarteto de Sopros da Amazônia é formado pelos instrumentistas Cláudio Abrantes (flauta) e Vadim Ivanov (clarineta), titulares da Amazonas Filarmônica, e Ravi Shankar (oboé) e Romeu Rabelo (fagote). O objetivo do Quarteto é interpretar o repertório camerístico de música brasileira para esta formação e suas variantes, de solos, duos ou trios, que são pouco conhecidas do grande público.

Todos os integrantes do quarteto já atuaram nos palcos do Brasil e do exterior. Cláudio Abrantes e Vadim Ivanov tocam juntos na orquestra Amazonas Filarmônica, aprovados em concurso internacional desde que foi criada em 1997.

A eles juntou-se Ravi Shankar como músico convidado da Amazonas Filarmônica no XII Festival Amazonas de Ópera (2008) e Romeu Rabelo, convidado especialmente para participar da terceira etapa do projeto Sonora Brasil, do SESC. Juntos irão se apresentar em 63 cidades de 19 estados do Brasil, interpretando a obra de Heitor Villa-Lobos para instrumentos de sopros, num total de 67 concertos.

A obra grandiosa de Villa-Lobos, bem como o talento, a experiência, e a sensibilidade do Quarteto de Sopros da Amazônia, proporcionará ao público brasileiro o contato com parte significativa da obra desse que é o nosso mais importante compositor.