Amigos do Fingidor

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Allison Leão é Doutor em Letras – Estudos Literários/Literatura Comparada

Allison Leão, 30, professor da UEA e autor dos livros de contos Jardim de silêncios e O amor está noir, defendeu, ontem, 06/10, na Faculdade de Letras da UFMG, sua tese de doutorado Representações da natureza na ficção amazonense.

A banca foi composta pelos professores-doutores Eliana Lourenço de Lima Reis (UFMG – orientadora), Valter Sinder (UERJ e PUC-RJ), Luís Heleno Montoril del Castillo (UFPA), Maria Zilda Ferreira Cury (UFMG) e Myriam Ávila (UFMG).

Em Representações de natureza na ficção amazonense, Allison Leão estuda os seguintes autores: Euclides da Cunha (prefácio a Inferno verde e textos sobre a Amazônia presentes em À margem da história), Alberto Rangel (Inferno verde), Ferreira de Castro (A selva), Arthur Engrácio (Histórias de submundo e textos críticos), Astrid Cabral (Alameda) e Erasmo Linhares ("Três estórias da terra", contos presentes em O tocador de charamela).

A despeito de alguns (poucos) professores que não a aceitam, a Literatura Amazonense continua dando o que falar. O estudo de Allison Leão vem se juntar a outros tantos, que, respondendo à questão levantada por Jorge Tufic, há muitos anos, respondem, com convicção: existe, sim, uma Literatura Amazonense!