Amigos do Fingidor

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Lançamento: Araguaia – entre soldados e guerrilheiros

A Editora e Livraria Valer convida para o lançamento do livro Araguaia – entre soldados e guerrilheiros, do escritor Antonio Carlos Rodrigues Silva, sábado, dia 18 de outubro, às 10h, na Livraria Valer.

O livro
O escritor Antonio Carlos Rodrigues Silva baseou-se em fatos vividos durante os confrontos entre os guerrilheiros do Partido Comunista do Brasil (PC do B) e soldados da tropa do exército brasileiro, em plena ditadura militar, ocorrido na região do rio Araguaia, no Pará, no início dos anos 70.
Com um texto enxuto, simples, direto, mas sem deixar de ser envolvente, Antonio Rodrigues relata sua experiência peculiar da época, usando o personagem “Fabiano” para expor sua visão crítica da história. “Eu quis mostrar essa história com o meu olhar, mais próximo, de quem viveu esse momento de perto. Como quando chegava em casa, e, de repente, não havia mais as pessoas comuns do castanhal e sim militares”, conta.
O livro aborda não somente a guerra, mas também as relações vividas pelo autor. “Escrevi como se fosse uma retrospectiva, com o meu personagem voltando no tempo, me levando para aquele lugar distante e trazendo fortes lembranças, e o Fabiano seria eu mesmo, interagindo com as pessoas e com tudo aquilo que estava acontecendo”, explica. A fazenda onde a família de Antonio Rodrigues morava simplesmente virou um quartel militar. Em seu relato, logo no primeiro capítulo do livro, fala sobre uma viagem sua ao castanhal Abóbora, no Pará. Ali ele cria o cenário e fala sobre o que viveu, pessoas que conheceu e fizeram parte da guerrilha.

O AUTOR
Antonio Rodrigues está em Manaus há 25 anos, tendo se formado em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará, em 1983. Foi coordenador do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Luterana de Manaus – Ulbra. É mestre em Engenharia de Produção, na área de gerenciamento, pela UFAM. Atualmente é professor de Design da Universidade Federal do Amazonas.