Amigos do Fingidor

sábado, 3 de setembro de 2011

Academia Amazonense de Letras tem 3 cadeiras em disputa

.


Encerraram-se no último dia 25 as inscrições para as cadeiras 3, 17 e 32, da AAL. No último dia 1°, em reunião de diretoria, acatando decisão da comissão constituída para análise dos currículos dos candidatos, foram homologadas as seguintes candidaturas às cadeiras que foram ocupadas até recentemente por Anísio Mello, Demósthenes Carminé e Ruy Lins:

Cadeira 3 – Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto, Olavo César Tapajós Silva e Ola Nascimento;

Cadeira 17 – José Geraldo Xavier dos Anjos e Francisco Rita Bernardino;

Cadeira 32 – Ernesto Renan Melo de Freitas Pinto, João Silva Mendonça Filho e Isis Negreiros de Souza.

Uma pergunta que sempre me fazem: por que não-escritores entram para a Academia? A resposta é muito simples: o requisito essencial para ingresso na AAL está no artigo 21 do Estatuto: “O título de membro efetivo é vitalício e concedido a brasileiros residentes no Amazonas há mais de 10 (dez) anos, ou que tenham desenvolvido aqui sua formação intelectual, eleitos em escrutínio secreto. ”

Não existe, portanto, a exigência de publicação de livro, apenas sugerida na alínea b, do artigo 24: “o pedido de inscrição será instruído com o curriculum vitae do candidato, devidamente documentado, inclusive com exemplares de suas obras publicadas”.

A eleição para as três vagas ocorrerá no próximo 3 de outubro.

Uma dica aos postulantes: Arthur Virgílio, Geraldo dos Anjos, Rita Bernardino e Renan Freitas Pinto estão em campanha. Aos demais um recado: MEXAM-SE! Vocês não serão eleitos sem um trabalho de convencimento dos 37 eleitores. Como em qualquer campanha eleitoral, aliás.