Amigos do Fingidor

quinta-feira, 8 de março de 2012

Deus, Amor, Morte




A poesia de Hilda Hilst é emblemática da intensidade e do caráter indomável desse sentir que – mais do que humano – é afirmativo de nossa humanidade. Paixão e amor, associados a um profundo sentido de eternidade, metáfora do diálogo tensivo que intenta com Deus, são margens fundamentais de seu discurso poético.

O trabalho de Gabriel Albuquerque é um tributo à obra singular de Hilda Hilst, que nem sempre recebeu da crítica a atenção merecida, sendo objeto de culto de um círculo limitado de leitores e estudiosos de sua produção poética, como Sérgio Buarque de Holanda, Sérgio Milliet e Anatol Rosenfeld – que, como ressalta Gabriel, foram “os primeiros a se deterem sobre aquela poesia, reconhecendo-lhe medidas e desmedidas, atentando para as atitudes líricas e para o efeito que tais atitudes causavam como realização poética”.

O título do livro – Deus, Amor, Morte e as atitudes líricas na poesia de Hilda Hilst – tem caráter enunciativo, em que seu autor sintetiza os fundamentos temático-existenciais e estéticos da lírica hilstiana. Gabriel Albuquerque empreende uma análise minuciosa do corpus poético da escritora, identificando os elementos seminais que enformam-lhe o discurso poético: “Verifiquei, ao longo da leitura dos livros de poesia de Hilda Hilst uma predominância de certo idealismo de base teológica. É bem verdade que encontramos livros da poeta dedicados à morte, ao amor e a Deus indistintamente...” É significativo o fato da autora entender a morte de forma particular, não como cessação de tudo ou condenação irremediável, mas como face inevitável da vida e experiência reveladora de sentidos e possibilidades de diálogo com o inefável e o ser das coisas.

Hilda Hilst viveu de forma intensa e incondicional o milagre de ser-no-mundo. Experimentou os dilemas, angústias e a volúpia de existir num tempo e numa sociedade que abdicou do bem e do belo, da paixão de ser e da alegria do encontro. O fundamental é que não passou sem descobrir o selvagem coração da vida, ainda que tenha sofrido e purgado de forma profunda suas dores e a solidão. Mas, como dizia o filósofo Søren Kierkegaard: “Ame profunda e apaixonadamente. Você pode sair ferido, mas essa é a única maneira de viver a vida completamente.” Hilda viveu sem medo e, por isso, desvelou a face do mundo, a face de Deus. O testemunho disso é a sua poesia, evocada neste livro delicado e sincero do professor Gabriel Albuquerque.

Sobre o autor

Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque é mestre pela Universidade de São Paulo, com a dissertação Tradição e memória: a poesia de Luiz Bacellar em três movimentos, e doutorou-se pela mesma instituição, em 2002, com a tese Deus, Amor, Morte e as atitudes líricas na poesia de Hilda Hilst. Atua em três áreas distintas das humanidades: literatura brasileira contemporânea, narrativas orais e políticas públicas para promoção da ciência. É professor da Universidade Federal do Amazonas, onde leciona literatura brasileira e trabalha com tecnologias para a educação. É pesquisador do CNPq com o projeto Brasil, Brasis – insulamento e produção literária no Amazonas. Tem poemas publicados pela revista Teresa – USP e artigos, pelas revistas Literatura Brasileira Contemporânea – UnB e Estudos Portugueses e Africanos – UNICAMP. É organizador do primeiro Catálogo de Programas de Pós-Graduação – FAPEAM, instituição da qual foi pesquisador entre 2007 e 2008. Foi consultor da CAPES para projetos na área de formação e capacitação para uso das TICs e da FUNARTE, para a bolsa FUNARTE de estimulo à produção literária em 2007. No momento, orienta trabalhos sobre literatura brasileira contemporânea, narrativas orais e políticas públicas para uso das TICs.

Evento: lançamento do livro Deus, Amor, Morte e as atitudes líricas na poesia de Hilda Hilst
Autor: Gabriel Albuquerque
Editora: Valer
Páginas: 154
Valor: R$ 30
Data: 10 de março de 2012 (sábado)
Horário: 10h
Local: Livraria Valer (Rua Ramos Ferreira, 1195 – Centro)
Contatos: Valer: (92) 3635-1245 / autor: 8803-0641; 3305 4028; gasalbuq@gmail.com


(Release da editora)