Amigos do Fingidor

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Construções da ética médica grega


João Bosco Botelho


No século 4 a.C., na ilha de Cós, sob a liderança de Hipócrates, organizou-se o marco da nova e fundamental etapa da Medicina na construção dos procedimentos éticos atados à busca da materialidade da doença.
Apesar de saber-se, pelos indicativos etimólogos e linguísticos, que das 72 obras contidas no “Corpo Hipocrático”, conjunto de textos produzidos na ilha de Cós, somente 12 foram reconhecidamente escritos por Hipócrates. Esse conjunto filosófico-médico iniciou o processo da separação da Medicina das ideias e crenças religiosas.
Nesse contexto, num dos livros mais importantes, “Da Medicina Antiga”, escrito por Políbio, genro de Hipócrates, está elaborada a teoria dos Quatro Humores, a primeira estrutura edificada com o objetivo de explicar a saúde e as doenças fora das ideias e crenças religiosas. O processo teórico explicita o corpo humano constituído de quatro humores: fleuma,  bile amarele, sangue e bile preta A saúde seria consequência do equilíbrio dos humores e a doença apareceria após o desequilíbrio, isto é, a predominância de um sobre os outros.
É importante ressaltar que Políbio estratificou a teoria dos Quatro Humores atada à teoria dos Quatro Elementos de Empédocles. Esse genial médico e filósofo pré-socrático, tentando entender o mundo, também fora das ideias e crenças religiosas, explicou o mundo visível por meio da combinação de quatro elementos fundamentais: ar, água, fogo e terra.
Desse modo, para cada elemento de Empédocles, existiria uma categoria denominada "humor": ar – fleuma; água – bile amarela; fogo – sangue; terra – bile preta.
Com imediata resposta à genialidade de Políbio, duas transformações mudariam a Medicina no Ocidente:
– As terapêuticas ficaram mais livres da presença dos deuses e deusas curadoras e firmaram propósito para retirar do corpo o excesso do(s) humor(es) desequilibrado(s), por meio das sangrias, suadouros, diarreias, vômitos e diurese.
– O primeiro código de ética médica – Juramento de Hipócrates – com admirável avanço, indicou, simultaneamente, a necessidade de os bons resultados estarem unidos ao respeito à dignidade do doente.
Por essa razão, usando a linguagem do filósofo francês Gaston Bachelard (1884-1962), é possível considerar esse acontecimento – a teoria dos Quatro Humores – como o primeiro corte epistemológico da Medicina oficial.
A historicidade do Juramento de Hipócrates assinala pontos marcantes:
– Boas práticas, bons resultados atados à autonomia do doente;
– Competência, sigilo e responsabilidade profissional.