Amigos do Fingidor

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Construções da ética na prática médica


João Bosco Botelho


Teorizando em torno da associação entre o ético-moral – gerando o bem, o bom, o certo, antepondo-se ao vício – ligado ao mal, ao mau, ao errado, é interessante assinalar um ensaio teórico para apreender a ética médica integrada à virtude.       
É possível entender a virtude kantiana nas práticas médicas, obrigatoriamente, ligada ao “bem”, ao “bom”, no qual o médico controla a dor e adia os limites da vida, sempre festejado pelo doente. Dessa forma, seria inadmissível pensar a Medicina como uma especialidade social para provocar a dor ou a morte. Essa vertente ligando a ética médica aos bons resultados entendidos como “boas práticas”, gerando bem-estar ao doente, está presente na historicidade e na maior parte das atuais abordagens teóricas referenciais.
Nesse sentido, é possível resgatar relações dos saberes historicamente acumulados atando a ética médica à boa prática, entendida pelo senso comum como aquela que oferece bons resultados às demandas da clientela por meio de ações que deveriam, obrigatoriamente, trazer melhorias à vida pessoal e coletiva.
A historicidade dos códigos de ética da Medicina foi construída entendendo os médicos e outros curadores como especialistas sociais que devem saber controlar a dor e aumentar os limites da vida.
Heródoto, no seu extraordinário livro “História”, descreveu um dia de festa, numa praça, na Mesopotâmia, quando doentes e curadores se encontravam, para buscar as curas das doenças nos exemplos de doentes que tiveram algo semelhante e se curaram fazendo ou bebendo isso ou aquilo. Ao cruzarem com alguém que apresentava sinais e sintomas de alguma doença que sabiam como curar, os curadores paravam para orientar, oferecer o tratamento.
A Medicina é muitíssimo mais recente em relações às milenares práticas de curas anteriores, sem ensinamento formal. Nas culturas que se organizaram e prosperaram, no segundo milênio a.C., os processos dos aprendizados, amparados pelos poderes dominantes, na formação do médico, como o principal agente da Medicina, estavam dentro dos templos mais importantes.
Essa Medicina, ligada à Ciência, é a única que construiu, desconstruiu e continua reconstruindo propostas teóricas para desvendar a origem das doenças nas dimensões cada vez menores da matéria e tem vencido as barreiras para diminuir a abstração e aumentar a materialidade das doenças.