Amigos do Fingidor

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Pega a Rede Globo?


Pedro Lucas Lindoso


Tia Idalina adora uma novela. Falta a importantes compromissos sociais para não perder o final da trama. Não atendeu minha ligação porque estava assistindo a atual novela das oito. Era o julgamento da mulher sem nome. Que eu ligasse mais tarde.
Ela se gaba de que foi a única que acertou o final de Vale Tudo, novela dos anos oitenta. O autor Gilberto Braga escreveu cinco finais diferentes para manter suspense. O Brasil queria saber afinal, quem havia matado Odete Roitman. Tia Idalina apostou que tinha sido Leila, interpretada pela Cássia Kiss. A tal Leila descobre que era traída pelo marido, cujo papel era de Reginaldo Farias. Leila seguiu-o até o apartamento de Odete Roitman, brilhantemente interpretada por Beatriz Segall. Por engano, Leila atira e a mata. Mas, só quando viu o corpo de Odete no chão percebeu o erro. Ninguém suspeitava dela, só Idalina!
Idalina diz que sua compulsão por novelas foi herdada de sua mãe, e explica:
– Na década de sessenta, minha mãe chegou a acompanhar quatorze novelas por dia. Com nove filhos, adolescentes ela cuidava da casa. A família morava em Niterói, no Rio de Janeiro. Não tínhamos empregada. Para se distrair, começava o dia ouvindo novelas no rádio. A partir das sete da manhã. Ia mudando de estação e sintonizando nas diversas novelas de cada emissora. Eram cinco novelas de rádio pela manhã, cinco à tarde. Quando anoitecia passava para a televisão. As transmissões começavam às seis da tarde. Eram mais quatro novelas. Duas da extinta TV Tupi e duas da Globo.
Idalina foi convidada para passar o réveillon numa dessas ilhas do Caribe. No hall do hotel só havia uma televisão. Claro que titia chegava mais cedo para sintonizar na Globo Internacional e ver a sua novela. Ela e duas amigas eram os únicos brasileiros hospedados no hotel.
Levou o controle da televisão para o quarto e guardou no cofre. Turistas de várias línguas perguntavam pelo controle da TV. Idalina sentada, com seu olhar blasé, se fazia de desentendida e curtia sua novelinha.
Depois, comentava com as amigas a primeira coisa que procura saber quando vai viajar:
– Pega a Rede Globo?