Amigos do Fingidor

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

2018 – Copa do Mundo na Rússia


Pedro Lucas Lindoso


Recebi um simpático e-mail de um antigo colega de colégio. Estudamos juntos em Brasília. Meu amigo é jornalista e atualmente trabalha na seção de esportes de um conceituado jornal carioca. O motivo do e-mail era para me dizer que havia reencontrado nossa colega Margarida, hoje cidadã russa e feliz moradora da cidade de Moscou. Casou-se com um ex-diplomata russo que serviu na embaixada de Brasília.
Só mesmo um russo casaria com a Margarida! A garota era até bem simpática. Mas muito distraída, coitada. Era vitima de bullying, mas nem ligava. E não se intimidava em fazer as perguntas mais absurdas em sala de aula. Lembro-me de duas inesquecíveis:
– Mas professora, quem tocou mesmo fogo nesse vulcão?
– Quem foi mesmo esse tal de Barroco Mineiro?
Nosso amigo foi cobrir o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018. Foi no início de dezembro.  Disse-me que o jogo de abertura entre russos e sauditas será no dia 14 de junho em Moscou. Espera-se que não esteja tão frio como agora. A seleção brasileira caiu no Grupo E. Faz sua estreia no dia 17 de junho, em Rostov, contra a Suíça.
Margarida e o esposo, que fala razoavelmente bem o português, estavam na cerimônia. Ela reconheceu o nosso colega. Foi informada que eu estava morando em Manaus. Perguntou se eu tinha me adaptado à vida na selva amazônica! Margarida sendo Margarida!
Nossa colega e o esposo estão muito animados com a copa do mundo. A seleção brasileira, depois de pegar a Costa Rica no dia 22 de junho, em São Petersburgo, fecha a primeira fase contra a Sérvia, em Moscou, dia 27 de junho. Já estamos todos convidados para uma feijoada na casa de Margarida em Moscou!
Vamos torcer para o Brasil ser campeão. Quem sabe vamos comer a feijoada da Margarida na Rússia. E ouvi-la tocar balalaica.   A outra novidade é que nossa amiga Margarida aprendeu a tocar esse instrumento musical típico russo de três cordas dedilhadas.
É muita novidade. Só mesmo indo conferir in loco! Vamos a Moscou!