Amigos do Fingidor

terça-feira, 10 de abril de 2018

Lua. Oh lua!



Pedro Lucas Lindoso


O que inspira poetas e prosadores?
Não há dúvidas. As mulheres são as nossas maiores inspiradoras. Desde sempre. Principalmente a mulher amada. Da mitologia grega vieram as musas. A musa é a personificação feminina da inspiração. As musas estimulam os poetas, escritores e artistas em geral. Eram filhas de Apolo, deus da beleza, da harmonia, da elegância.
Depois das musas, a lua é possivelmente o objeto de inspiração mais utilizado por poetas e prosadores. Há sempre motivos para se falar da lua. Sábado de aleluia. Minha netinha Maria Luísa olha pela janela e exclama:
– Lua cheia, vovô! Incrível! Aprendeu a palavra incrível e tem usado com frequência. Não há nada de incrível com a lua cheia da Semana Santa. Sempre foi e sempre será cheia.
 A Semana Santa depende da lua cheia. Porque é uma data móvel. Esta mobilidade afeta as festas relacionadas ao Carnaval, à Pascoa e também o número de semanas do Tempo Comum, da Liturgia diária dos católicos.
Na época da Guerra Fria, russos e americanos tudo disputavam. Da corrida espacial até quem seria o primeiro a conquistar a lua. Queriam se tornar “dono” do satélite. Quanta bobagem, quanta ganância.
Fomos, nós brasileiros, que demos a melhor resposta a essa tolice. Ou melhor, o grande compositor Braguinha, que fez a bela canção, imortalizada na voz de Ângela Maria:
“Todos eles estão errados. A lua é dos namorados”.
“Lua que no céu flutua lua que nos dá luar...”.
Outro conceito poético e idiomático que envolve a lua e os ingleses é a “once in a blue moon”.
A “blue moon” ocorre quando há duas luas cheias no mesmo mês. Geralmente, em meses de trinta e um dias como julho ou agosto. É um fenômeno bastante raro. Deu origem à expressão “once in a blue moon” que significa “muito raramente”.
Por falar em lua e Inglaterra, não nos esqueçamos que dia 23 de abril é dia de São Jorge. O rei inglês Ricardo I, da época das Cruzadas, constituiu São Jorge padroeiro. Como se sabe, as cruzadas eram expedições que tentavam reconquistar a Terra Santa. Naquela época se criou na Inglaterra a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge. Os ingleses acabaram por adotar São Jorge como padroeiro do país, imitando os gregos, que também trazem a cruz de São Jorge na sua bandeira.
Todavia, a ligação de São Jorge com a lua é tradição brasileira. Está relacionada com nossa herança africana. E não ao santo europeu. São Jorge é Oxóssi. Reza a lenda que as manchas apresentadas pela lua representam o santo, seu cavalo e a sua espada.
São Jorge está lá na lua pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda. Lua. Oh lua!