Amigos do Fingidor

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Além da ecografia



Pedro Lucas Lindoso


Depois do outubro rosa temos o novembro azul. A campanha é pertinente. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Atrás somente do câncer de pele não melanoma. É um câncer da terceira-idade, pois atinge principalmente os maiores de 55 anos. 
Sabe-se que os fatores de risco são principalmente o genético, alimentação errada, álcool em excesso, fumo e obesidade.
A prevenção é aquela que temos que fazer para se ter saúde em geral: não fumar e beber moderadamente; dieta saudável e fazer exercícios físicos com regularidade.
O diagnóstico é feito por exame de sangue, o já conhecido PSA.  Deve ser menor que 2,5 mg/m2. Temos também a ecografia e o temido e constrangedor toque retal. No país da piada pronta, não falta anedota e gozação com relação a este último. Há inclusive piadas de papagaio. Ave símbolo da nossa cultura e de nossa indefectível brasilidade. Eis a última.
Uma garotinha perdeu um valioso anel no quintal da casa. Havia muitas galinhas e possivelmente alguma poderia ter ingerido o anelzinho. Iniciou-se uma ousada caçada ao anel da garotinha com sucessivos toques nas frangas. Uma confusão total no galinheiro.
De repente avistaram o papagaio. O bicho foi logo advertindo o pessoal:
– Comigo só na ecografia!
As empresas submetem os seus empregados a exames periódicos. Mesmo porque o Ministério do Trabalho regulamenta e estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
Mas além do periódico devemos fazer um “check-up” anual. O check-up médico corresponde à realização de vários exames clínicos, de imagem e laboratoriais, com o objetivo de avaliar o estado geral de saúde e diagnosticar precocemente alguma doença que ainda não tenha manifestado sintomas.
Assim, o periódico que se faz na empresa não é “check-up’”. Sendo esse último bem mais abrangente. É preciso enfrentar. São necessários os exames de sangue e, claro, fazer o toque retal. Não sejamos como o papagaio. É importante ir além da ecografia!