Amigos do Fingidor

terça-feira, 27 de novembro de 2018

No “parpite”



Pedro Lucas Lindoso


Houve uma época em que não havia o IBAMA e desconhecia-se o Direito Ambiental. Vendiam-se tartarugas, papagaios e periquitos livremente no Mercado Adolpho Lisboa, aqui em Manaus, o nosso Mercadão. Tinha até uma ala só para a venda das tartarugas.
Menino de calças curtas, ganhei de presente de aniversário da Darinha um periquito verde, que fora licitamente comprado nos arredores do Mercadão. Daria Nascimento, a nossa querida Darinha, foi lá para nossa casa antes de eu nascer. Era analfabeta funcional, mas seu Português oral era impecável. Flexionava os verbos e usava os pronomes de forma escorreita. Tinha certa autoridade sobre nós, delegada por nossa mãe. Era carinhosa e cuidadosa com minhas irmãs.
Menino curioso, perguntei a ela se aquele periquito verde era macho ou fêmea. Darinha me explicou que ele era muito novinho para saber. Se ficasse com o narizinho de cor azul, seria macho; se ficasse com narinas de cor marrom rosado, seria fêmea.
De fato, depois de algum tempo, o nariz do periquito ficou amarronzado e Darinha veio me dizer que o periquito era na verdade uma periquitinha. Recebeu o nome de Manduquinha.
No sábado seguinte, acompanhei minha mãe em compras no Mercadão. Tinha o objetivo de comprar um companheiro periquito para morar com a Manduquinha, que estava muito solitária.
Para minha surpresa, logo na entrada do mercadão, tinha um caboclo forte, com um enorme cesto de vime, o que chamamos de paneiro, cheio de periquito verde.
E as pessoas pediam ora periquito macho, ora periquita fêmea. E o caboco vendendo na forma dos pedidos.
Menino esperto, verifiquei que os periquitos eram muito novinhos.  Não dava para ver se o narizinho era azul de macho ou marrom róseo de fêmea. Com toda a minha coragem, perguntei do vendedor como ele sabia se os periquitos eram macho ou fêmea.
Na maior cara de pau, o caboclo me responde:
– No “parpite”.
– Então, me vende um periquito macho.
Foi um palpite feliz. “Parpite” certo.  Dei o nome do bichinho de Parpite.