Amigos do Fingidor

terça-feira, 3 de maio de 2022

Saiu do grupo

Pedro Lucas Lindoso

 

Tia Idalina faz parte de um grupo de whatsapp – VIZINHAS AMIGAS. O objetivo do grupo é opinar sobre as necessidades do condomínio. Propor sugestões para a síndica, melhorar o convívio entre os vizinhos e ajuda mútua em questões de segurança e bem-estar de todos.

Ficou acordado que não se falaria de política. Também não seria necessário dar bom dia, nem boa tarde e nem boa noite. No dia do aniversário das participantes os votos de felicidades seriam bem-vindos. Assim como condolências e outras manifestações de apreço. Afinal, o objetivo do grupo é estreitar laços de amizade entre as senhoras moradoras do prédio. Também ficou acordado que o grupo seria só de mulheres. Os homens que fizessem o grupo deles. O grupo seria só das luluzinhas.

Tia Idalina sabe vários ditados para várias situações. Um dos seus preferidos é: “Faça trabalhar a cabeça e dê férias à língua”. No caso de grupo de whatsapp, deve-se dar férias às postagens inconvenientes. Tem gente que adora postar e falar, mas realiza pouco. Essas pessoas têm sempre solução para problemas, mas não fazem nada de concreto para aplicar essas soluções. Sabem dar conselhos para quem está em dificuldade, mas na prática não ajudam ninguém.

Meu amigo Chaguinhas, que é conhecedor da Bíblia, outro dia disse que João nos ensina que “Não ameis só com palavras e língua, mas por obras de caridade”.

Outro dito de Tia Idalina, é um provérbio francês, que aprendeu com Madame Carradot, professora da Aliança Francesa no Rio de Janeiro: “o melhor espelho é o olhar de um amigo”. A gente sabe que o grande amigo é aquele que sabe o pior a seu respeito e continua sendo seu amigo.

Pois bem, uma das participantes do grupo de whatsapp deu uma festa no salão de festas do condomínio. Estavam todos sedentos de confraternizar. A pandemia parece ter terminado ou arrefeceu. Inclusive não há mais obrigatoriedade de uso de máscaras. Portanto, a festa foi bastante animada e algumas pessoas cometeram excessos.

Uma das participantes do grupo VIZINHAS AMIGAS foi filmada dançando de maneira imprópria com um dos vizinhos. Ambos solteiros, é verdade, mas a filmagem causou comoção e risos entre as participantes.

A vítima da filmagem protestou e disse que foi exposta ao ridículo. Tia Idalina deu razão a ela. Mas tentou contemporizar. Disse que a intenção era só retratar a alegria e a descontração.

O certo é que é preciso bom senso e elegância nas postagens de whatsapp. A “vítima” da postagem indevida saiu do grupo. Triste e magoada.