Amigos do Fingidor

terça-feira, 30 de julho de 2024

Dia dos avós

 Pedro Lucas Lindoso

 

Dia 26 de julho é dia dos avós. Consagrado aos avós do Menino Deus, São Joaquim e Sant’Ana. Ano passado, nesta data, encontrei-me com três colegas no shopping. Um vestia uma camiseta com os dizeres: “Você não manda em mim. Não é minha neta”. Outro orgulhosamente usava uma camiseta com a estampa do neto dizendo “Eu (coraçãozinho) meu vovô”. Na minha estava escrito “Melhor vovô do mundo”.

Três velhos babões. Mas, como disse Rachel de Queiroz: “netos são como herança. Você os ganha sem merecer”. E nos sentamos para um café e animada conversa sobre netos. Todos com celulares em punho. Vídeos e fotos sendo efusivamente compartilhados.

Vera e eu temos quatro netinhas. Maria Luísa, Maria Helena, Catarina e Isadora. Nós nos achamos no direito de amá-las com toda a extravagância do mundo. Eu pessoalmente não digo não para elas. Os pais que as eduquem!

Um dos vovôs relatou uma história engraçadíssima. Vovôs vivem pagando mico. Imaginem um circunspecto senhorzinho, vestido com jaleco de médico, de quatro, em frente à sua porta, latindo feito um cachorrinho!

Toda vez que visitava o neto, louco por cachorros, nosso amigo tocava a campainha e se agachava, latindo desenfreadamente. Nesse dia o elevador parou no andar errado. O distraído vovô, conhecido médico na cidade, constrangido, quase não soube como se explicar. A vizinha de cima, espantadíssima, não sabia como reagir e nem imaginar que maluquice era aquela.

O outro vovô se especializou em fazer mágicas para os netos. A especialidade não durou muito tempo. Foi desbancado por um profissional. Após ir a uma festa em que havia um mágico de verdade, o netinho recomendou sem cerimonias: “Vovô o senhor precisa conversar com o tio da cartola. Ele é bem melhor”.

Eu costumo falar ao telefone com uns amigos imaginários. Utilizo-me de um anacrônico e de pouca serventia telefone fixo que ainda temos. Falo com a prima bolha, o nuvenzinha e o Gasparzinho. Minha neta fica olhando, pensativa. E exclama:

– Esse meu vovô!

Quando ouço elas pronunciarem a palavra vovô, meu coração estala de alegria e felicidade.

Estamos comemorando por esses dias o dia dos avós. Desejo aos meus amigos vovôs babões e a todos os avôs e avós do mundo muitas alegrias junto a esses pequenos tesouros os quais chamamos, com tanto carinho, de netinhos.