Amigos do Fingidor

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Amazonas nas Olimpíadas

Pedro Lucas Lindoso

 

O Amazonas está representado nas Olimpíadas pelo meu xará Pedro Nunes. Pedro é atleta de lançamento de dardo. Nosso atleta faz parte do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024 e do Bolsa Esporte Estadual do governo do estado.

Com certeza, todos estamos orgulhosos pela convocação do Pedro. Maravilha. O que acho estranho é o fato de não haver incentivo para duas modalidades que certamente faríamos bonito.

Estou me referindo à canoagem e ao arco e flecha. Ou tiro com arco. Com tantos rios e tantos canoeiros na nossa região. Temos até músicas enaltecendo os canoeiros daqui. Quando se viaja de barco é comum ver jovens caboclos ribeirinhos remando rio acima com boa velocidade. E sem rabeta!

A canoagem de velocidade é categoria olímpica que pode ser disputada individualmente, em dupla ou até mesmo em quarteto. Cadê nossos caboclos que não estão em Paris?

O Brasil inteiro está de olho no baiano Isaquias Queiroz.  Uma das grandes esperanças de medalha para o Brasil. Há muitos anos a canoagem está incluída no quadro de modalidades olímpicas. Por que não se incentiva a canoagem por aqui?

O mesmo pode se dizer do arco e flecha. Ou melhor, tiro com arco. O Amazonas é a unidade da federação onde há mais indígenas. O arco e flecha foi uma das grandes invenções da humanidade. Com registros que remontam à pré-história. O arco e flecha permitiu ao homem ampliar a capacidade de caça. Depois, o arco e flecha mudou a forma dos combates nas guerras. Tornou-se uma das principais armas durante séculos E hoje o tiro com arco é uma das modalidades olímpicas bem disputadas e prestigiadas.

O Lançamento de dardo é uma modalidade olímpica do atletismo existente desde a Grécia Antiga. Uma das mais nobres modalidades por sua antiguidade, integra o heptatlo e o decatlo, além de ter sua própria prova individual. Assim, o nosso querido conterrâneo, Pedro Nunes, estará nas disputas junto com Luiz Mauricio da Silva nos próximos dias em Paris. O Brasil não tem tradição nessa modalidade. Nunca trouxemos medalha para casa. E nem sempre estivemos na disputa. O último campeão foi o indiano Neeraj Chopra.

Sinto falta, repito, de um canoeiro e de um arqueiro nos representando nas Olimpíadas. Vamos torcer pelo Pedro Nunes. Que ele possa nos trazer a primeira medalha de lançamento de dardo. O jovem manauara é campeão sul-americano e vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos. Força, Pedro!