Amigos do Fingidor

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A maldita intervenção do autor

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Consideremos uma árvore. Primeiro, Millet a pinta e depois a pinta Van Gogh. Resultam duas árvores diferentes, em virtude da "maldita intervenção do autor" (as aspas pertencem aos teóricos do objetivismo). Mas é precisamente essa inevitável irrupção do artista no objeto que torna a árvore de Van Gogh superior à de Millet e à de qualquer fotógrafo.


Mais ainda: essa árvore é o retrato da alma de Van Gogh.


(Ernesto Sabato, in O escritor e seus fantasmas, tradução de Pedro Maia Soares.)


Sem entrar no mérito do juízo de valor de Sabato, é fato que, entre 1888 e 1889, Vincent van Gogh (1853-1890) pintou uma série de quadros "inspirados" em  Jean-François Millet (1814-1875). Veja alguns exemplos e tire suas próprias conclusões.
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Ambos os quadros têm o mesmo título: Descanso ao meio-dia. Van Gogh, à direita, acrescentou um humilde parêntese ao seu: Depois de Millet.















Os quadros acima são de Van Gogh; ambos rendem homenagem ao trabalho mais conhecido de Millet, O semeador:
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O semeador, de 1850, está no Museum of Fine Arts, de Boston.