Amigos do Fingidor

terça-feira, 6 de julho de 2010

O estranho caso da Vila da Barra – 7

Marco Adolfs


– Será que o senhor ainda não percebeu? – indaguei incisivamente. – Escute!... Deixa eu lhe explicar. O senhor já sabe que a goma elástica está em vias de tornar-se um produto manufaturado, industrial, mais maleável e resistente. Eu tenho informações que... Bem... Neste momento existe uma verdadeira transformação acontecendo nos mercados dos principais países da Europa e nos Estados Unidos da América. Milhares de pessoas estão saindo dos campos para as cidades. Novas invenções! Novas máquinas! Novas necessidades! Percebeu?...A Inglaterra, a Bélgica, a França e a Alemanha querem dominar o mundo novo que está nascendo. E os proprietários da companhia são homens de larga visão. A idéia que eles têm é a de transformar Portugal num desses países de forte determinação fabril da Europa.

– E como isso se daria? – perguntou o português, um pouco incrédulo.

– Eu já disse e repito! – respondi, contrariado. – Com o látex!... Com Portugal plantando as seringueiras e dominando o mercado mundial da goma elástica.

– Mas essa árvore só cresce em florestas – observou o português, abrindo os braços apontando em direção da selva lá fora. – E não me consta que em Portugal exista uma floresta assim como a brasileira – ironizou.

– O que os donos da companhia desejam é levar essas sementes e tentar plantá-las, o mais rápido possível, em algum outro lugar – continuei, um pouco irritado.

– Mas onde? – perguntou o português.

(Continua na próxima terça)