Amigos do Fingidor

terça-feira, 19 de julho de 2016

Chegadas – Welcome to Manaus!


Pedro Lucas Lindoso

As coisas geralmente demoram a chegar a Manaus. As coisas boas e as coisas ruins. Uma carta simples que leva dois dias para chegar, no sudeste, aqui leva cinco. As revistas semanais costumam também demorar. Nos anos sessenta a juventude esperava ansiosamente pela chegada dos discos dos Beatles.
Em fevereiro, pelo carnaval, chega a famosa boneca Kamélia. A chegada da Kamélia é um evento. Lembro-me da chegada da Kamélia no antigo Aeroporto de Ponta Pelada. Aliás, chegadas ao Ponta Pelada eram inesquecíveis. O avião pousava por volta de meio-dia. Quando as portas se abriam, o nosso conhecido mormaço, reforçado por um “bafo” quente de vento, nos dava as boas vindas a nossa querida Manaus.
Como sabemos, só se chega à cidade de avião ou de navio. Exceto quem vem da Venezuela ou Boa Vista. Há muitos anos fizeram uma estrada, com destino a Itacoatiara. Os topógrafos erraram o caminho na mata. A estrada voltou em direção à Manaus. A única cidade do mundo que tinha uma estrada assim: Manaus-Manaus.
Tia Idalina nos conta que quando menina não havia a chegada do Papai Noel. Mas jamais se esqueceu da chegada do elefante. Idalina relata que ninguém jamais havia visto um elefante na cidade. Um circo, vindo de Belém por navio, trazia aquele que seria o primeiro elefante a pisar em nossas plagas. A chegada do bicho foi de “fechar o comércio”. Dizem que o elefante teria recebido a chave da cidade do próprio prefeito. E subiu em cortejo pela Eduardo Ribeiro. Não havia muitos carros, mas os bondes pararam. Uma festa inesquecível.
E agora temos outra chegada importante. A chegada da tocha olímpica. A tocha percorreu Manaus em um percurso de 39 quilômetros. Alterou o trânsito e a circulação do transporte coletivo. Houve restrição de estacionamento de veículos em todas as ruas e avenidas do roteiro. Moradores e condutores estacionaram seus carros em ruas próximas, perpendiculares e paralelas. Assim como a chegada do elefante, a chegada da tocha foi uma festa memorável. Se a tocha causou esse reboliço todo, imagine-se um elefante!
Como Manaus tem um grande porto fluvial e aeroporto internacional estamos sempre à espera de novas chegadas. Todos benvindos: reis, presidentes, turistas, bonecas, elefantes, tochas!
Welcome to Manaus!