Amigos do Fingidor

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Escrever é fácil!



Zemaria Pinto


Sempre me perguntam o que tenho a dizer a escritores principiantes. Agora, em tempos de pandemia, todos querem ser Boccaccio ou Shakespeare. Poderia aproveitar para vender uma versão online da minha Oficina de Criação Literária, já testada com várias turmas presenciais, mas, prefiro ser objetivo.
Eu só tenho uma recomendação a dar a quem quer escrever Literatura (essa maiúscula não está aí à toa):

LEIA! LEIA! LEIA MUITO!

Aprenda sobre o que você gosta de ler e aprenda sobre o que você gostaria de escrever. E, sobretudo, tenha prazer na leitura. Se a leitura não está prazerosa, parta para outra. E não se preocupe se o tempo de isolamento não for suficiente para escrever alguma coisa: as leituras não terão sido em vão.
Mas, não é só isso. Você deve ter – ou desenvolver – uma qualidade rara: a disciplina. A disciplina de ter hora para começar a escrever; a disciplina de ter hora para parar de escrever; a disciplina de ter dias para tirar folgas e até férias de escrever; e a indisciplina de ter um caderninho, ou um aplicativo no celular, algum lugar onde você vai anotar as ideias que aparecem do nada, que parecem que caem do céu. É o que os tolos chamam de inspiração. Isso é bobagem, inspiração não existe. Inventaram isso só para você não sentir culpa por não conseguir escrever. O que existe é que você está sempre pensando naquilo sobre o que você está escrevendo.
Entretanto, nada disso tem sentido nenhum se você não tiver uma coisa que eu não sei explicar: talento.
É fácil!