Amigos do Fingidor

terça-feira, 9 de junho de 2020

A primavera chinesa de Miss Manga



Pedro Lucas Lindoso


Conheci Miss Manga ainda garotinha. Desde a mais tenra idade desenhava. E muito bem. Gostava de fazer estampas e roupas para suas bonecas. Foi companheira de minha filha Marina. São amigas até hoje. Compravam e produziam roupas para bonecas Barbie. 
Miss Manga acertadamente fez universidade de Designer de Produtos e Gráfico. É pós-graduada. Tornou-se profissional estilista de uma grande empresa. A sua primeira empregadora custeou experiências e treinamentos em grandes centros como Los Angeles e Nova Iorque. Havia sido contratada como etilista do segmento masculino. Contudo, Miss Manga desejava novos desafios, principalmente atuar na área de moda feminina.
 De repente, por meio de contatos via internet, foi fisgada por uma “head hunter”, para trabalhar numa grande multinacional europeia de moda. A oferta consistia em bom salário, seguro saúde e moradia, bem como duas passagens para o Brasil por ano.
Era setembro de 2019 e o posto oferecido a Miss Manga foi em Pequim, na longínqua e misteriosa China. Está explicado o motivo de uma jovem profissional brasileira, filha de amazonense com carioca, estar nesse momento de pandemia, trabalhando na China, onde tudo começou.
Sabe-se que nos dias de hoje a comunicação é relativamente fácil, mesmo que a pessoa esteja nos polos, na Europa ou no Oriente. Mas a China tem suas peculiaridades. Lá não pega Google, nem gmail. Quanto ao conhecido e festejado WhatsApp, os chineses têm o seu exclusivo WE CHAT. Para ter acesso a esses aplicativos, os ocidentais devem baixar um tal de VPN, assim que adentram no espaço aéreo da China.
 Miss Manga estava de férias em Bangkok, na Tailândia, quando a epidemia começou. Os chineses comemoravam o Ano Novo quando o vírus se alastrou. É um feriadão tão importante quanto o nosso Natal e Ano Novo. O ano chinês é lunar. Portanto, com data móvel. Sempre em janeiro ou fevereiro.  Foi uma pena o vírus surgir nessa época.
Há semanas que Miss Manga retornou a Pequim e trabalha normalmente. Por lá, nem parece que morreu tanta gente. O isolamento está liberado. Miss Manga passeia de bicicleta, normalmente pela cidade. Mora num bom apartamento em bairro onde residem muitos ocidentais.  A língua de trabalho é o Inglês.  Miss Manga faz aulas regulares de mandarim, pagas pela empresa. Seu último WE CHAT (WhatsApp chinês) dizia:
– Estou bem. Estou na China! Pequim fica linda na primavera!