Amigos do Fingidor

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Ocitocina

Pedro Lucas Lindoso

 

Dar sem nada pedir em troca. Um dos maiores ensinamentos de Jesus foi: “amai-vos uns aos outros”. Mas no dia a dia nossos atos de amor são geralmente direcionados a pessoas que de certa maneira irão retribuí-los.

Antes de ir para o aeroporto, ao retornar a Manaus, resolvi comprar um lanche frio em supermercado de Brasília. Os preços de qualquer coisa dentro dos terminais de aeroporto são escandalosamente caros.

De posse de um sanduíche natural e suco entrei na fila do caixa rápido. Na minha frente, um casal pagava por café, açúcar, arroz, um frango e um pacote de carne moída. De repente, o jovem senhor, abre a carteira e com tristeza diz para a caixa: “Não vou levar o frango e nem a carne”.

Eu então o interrompi e me ofereci para pagar pela proteína. O rapaz então disse que aceitava o empréstimo. Perguntou onde poderia me devolver o dinheiro. Eu respondi que não morava em Brasília. Que não se preocupasse. Aprendi no Movimento Escoteiro a fazer uma BA (boa ação) por dia. A jovem senhora que o acompanhava me interrompe e diz:

– É para alimentar nossos filhos. Nós trabalhamos. Eu e ele. É que as coisas estão caras mesmo.  Muito obrigado.

O casal se retirou agradecido. Ao pagar pelo meu sanduíche vi a moça do caixa, emocionada, com lágrimas nos olhos. Disse-me que estava triste e com dor de cabeça. Aquele meu gesto havia produzido nela uma sensação de bem-estar. Era como se tivesse tomado um remédio.

Eu também senti uma sensação boa com meu gesto. Da porta do mercado o casal sorriu para mim. A jovem senhora fez um gesto de coração com os dedos da mão. Imaginei que eles também sentiram a mesma sensação de prazer relatada pela moça do caixa.

A minha BA (boa ação) havia produzido uma sensação fisiológica de prazer não só para mim, mas para mais três pessoas.

No avião, ofereci meu livro “Crônicas da pandemia” ao senhor que estava ao meu lado. Ele disse ser médico endocrinologista. Gostava muito de ler. Meu gesto o havia proporcionado uma carga extra de ocitocina. Perguntei-lhe o que era aquilo. Então ele me explicou:

Ocitocina é um neurotransmissor natural produzido pelo hipotálamo. Promove confiança, empatia, estabilização emocional e bem-estar. É bastante relaxante também. Alguns dizem que é o hormônio do amor, da caridade.

Fiquei muito feliz. Havia proporcionado doses extras de ocitocina àquelas pessoas. Precisamos todos de muita ocitocina.